segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Revista Studium no ar

fonte: Jornal do Intercom

A edição número 27 da Studium publica trabalhos inéditos apresentados no encontro do Núcleo de Pesquisa Fotografia: Comunicação e Cultura, ocorrido na cidade de Santos, em setembro de 2007, durante o 30ª Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Além dos artigos dos sócios, foram incluídos mais três textos de colaboradores: Milton Guran, Ana Maria Mauad e Elizabeth Matheson.

Victa de Carvalho apresenta uma reflexão a partir da noção de dispositivo sobre as relações da fotografia contemporânea com as novas mídias, na qual as imagens são vistas como um lugar de experiência do virtual, com uma ausência do objeto e um constante processo. Paulo César Boni e Fábio Dias de Souza mostram práticas de um novo conceito do jornalismo, no qual o cidadão torna-se sujeito ativo de suas necessidades e que apontam para um possível compartilhamento dos espaços mediáticos através de imagens.

Fernando de Tacca traz reflexões no âmbito das intertextualidades da fotografia com narrativas cinematográficas, nas quais a presença de um personagem “fotógrafo”, da própria imagem fotográfica como articuladora do discurso e de sociabilidades das relações com a fotografia indicam o fotográfico como elemento-chave e conceitual dentro do cinema.

Dulcília Buitoni infere sobre as novas possibilidades do webjornalismo e suas potencialidades quando se desgarra de uma “formatação comportada”, sem as amarras da linearidade do jornal impresso, e centra-se em um estudo de caso no jornal argentino “ El Clarín”. Ana Farache propõe uma discussão sobre o caráter artístico de imagens fotográficas publicadas em meios tradicionais, mas sujeitos a uma informação direta e objetiva. A autora se referencia no trabalho do fotógrafo Luc Delahaye como exemplo das tênues fronteiras hoje estabelecidas entre mídia e arte. A linha que separa o artístico do banal hoje em dia é colocada no campo do sutil.

Ana Maria Mauad destaca a trajetória do fotógrafo gaúcho Erno Schneider, ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo, em 1962, e pouco conhecido do grande público. O texto faz parte de um projeto maior de pesquisa chamado “Memórias do Contemporâneo”, concluído em fevereiro de 2008, cujo objetivo foi organizar informações sobre o fotojornalismo brasileiro desde os anos 1940.

NOVIDADES – Na edição, também consta a conferência apresentada por Milton Guran no evento Visible Rights Conference at Harvard University, em 2007, no qual o autor reflete sobre uma estética de olhares endógenos distante e diferenciada das mídias tradicionais e destaca produções dos projetos que participaram dos Encontros sobre Inclusão Visual promovidos pelo FotoRio desde 2004.

Também é publicado, em primeira mão, o texto que a curadora Elizabeth Matheson fez para a exposição do trabalho de Rosangela Rennó, “ The Last Photography – A Última Fotografia”, ocorrida em 2008, na Galeria PreFix, cidade de Toronto, Canadá. Dezenove dos 43 dípticos que compõem o projeto original apresentado na Galeria Vermelho, no ano passado, em São Paulo, foram escolhidos pela curadora para a mostra e são comentados no texto.

A revista Studium consegue mais uma vez trazer a público uma grade importante de estudos fotográficos inéditos oriundos dos encontros do Núcleo de Pesquisa Fotografia: Comunicação e Cultura, da Intercom. Esta edição é fortalecida com importante adesão de reconhecidos pesquisadores e esperamos dar continuidade à nossa longa existência de quase dez anos na rede.

O conteúdo pode ser acessado pelo endereço http://www.studium.iar.unicamp.br.

Nenhum comentário: