Fonte: Folha de S.Paulo
Dos professores das 2,381 instituições de ensino superior no Brasil, 36 % têm, no máximo, cinco anos de experiência em sala de aula. O segundo grupo mais representativo, com 18%, é o de professores que acumulam de 11 a 20 anos de trabalho na instituição. O menor percentual fica com os docentes com 21 anos ou mais de atuação.
Para o secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, esses números não surpreendem. "É preciso incorporar a população jovem como novos docentes. O Brasil está formando 12 mil doutores e 40 mil novos mestres por ano”.
Os dados, elaborados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC, fazem parte do Cadastro Nacional de Docentes.
Os professores com menos tempo de docência estão, em sua maioria, em instituições privadas. É nas particulares que lecionam também, em geral, os com menos titulação -o que representa um bom mercado para os interessados em ingressar nessa carreira.
Isso porque, além de estreantes em sala, 40% dos docentes possuem só graduação ou especialização; 24% do total são doutores e outros 35% contam apenas com mestrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário