domingo, 15 de agosto de 2010

Livro da Compós para 2011

Prezados pesquisadores da área da Comunicação,

está aberta a chamada para o próximo livro da Compós, a ser lançado em 2011.

O livro tratará do jornalismo como problema de pesquisa:

EMENTA: Muito tem sido dito sobre uma suposta crise que o jornalismo estaria experimentando nos dias atuais. A queda na tiragem dos jornais, a concorrência por parte de novos agentes como blogueiros e jornalistas leigos e, no caso do Brasil, o fim da obrigatoriedade do diploma específico para o exercício profissional são algumas evidências desses impasses de ordem tecnológica, política, econômica e ética. Seria essa uma crise do jornalismo como um todo ou apenas crise de um modelo específico de jornalismo?

O momento impõe que se discuta o jornalismo para além do viés profissional que naturaliza um conjunto determinado de valores e práticas. Por isso, propomos pensar o jornalismo em interfaces mais abrangentes, tendo em vista sua natureza histórica, seus fundamentos culturais e tecnológicos, seu processo social de produção, circulação e consumo, suas relações com outras formas de produção textual. Buscamos reflexões que tratam tanto da diversidade dos objetos empíricos e referenciais teóricos que transitam nas pesquisas sobre jornalismo como também das limitações, críticas e possibilidades das nomeadas teorias do jornalismo. Para tanto, procuraremos (1) abordar tensões epistemológicas, opções metodológicas e desafios teóricos da própria ação investigativa nessa área e (2) trazer para o debate clássicas configurações e novos desenhos quanto a formatos, técnicas, gêneros, linguagens e discursos do fenômeno comunicacional noticioso.

ELEGIBILIDADE: Os textos serão analisados segundo a pertinência, a relevância e a contribuição para a matéria. Serão aceitos para seleção artigos de pesquisadores doutores e de doutorandos (vinculados ou não a PPGs em Comunicação) dentro do prazo e segundo as especificações formais abaixo indicadas.

PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS: 15 de NOVEMBRO de 2010

NORMAS DE FORMATAÇÃO: Será adotado o mesmo modelo de submissão de textos do encontro anual da Compós (ver no site www.compos.org.br), com exceção do tamanho, ampliado para textos entre 6 e 8 mil palavras, incluindo resumo, notas e referências bibliográficas.

ENDEREÇO PARA ENVIO DOS TRABALHOS: os trabalhos deverão ser enviados para o email livrocompos2011@gmail.com


A Comissão Editorial

Afonso Albuquerque

Christa Berger

Dimas Kunsch

Gislene Silva

Nenhum comentário: