terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jornalismo, conhecimento e objetividade, por Liriam Sponholz

“Um jornalismo mais objetivo é possível, mas as suas chances parecem ser poucas.” Esta é a principal conclusão a que chega esta obra, trazendo novas luzes ao velho debate profissional e acadêmico. A polarização entre duas visões do jornalismo – de um lado como espelho da realidade, de outro como construção ideológica – tem ajudado pouco na solução do problema fundamental da objetividade que, indiferente a esta tomada de partido, continua a orientar a prática dos jornalistas e de seus públicos na produção e no consumo diário de notícias. Este livro é fruto de uma brilhante tese defendida na Universidade de Leipzig, berço dos primeiros estudos sobre jornalismo, em que a professora Liriam Sponholz enfrenta a dicotomia de maneira corajosa e original. Dialogando com o que de mais relevante foi publicado sobre o tema nas línguas alemã, inglesa e portuguesa, traz um panorama amplo e atual sobre os dilemas de método e conhecimento envolvidos nos processos jornalísticos. Dificilmente alguém passará por estas páginas sem a sensação de ter aprendido muito, ou até de haver mudado a sua percepção sobre o que seja a objetividade no jornalismo. Escrito em linguagem clara e acessível, veio para ocupar um espaço importante nas bibliografias da graduação e da pós-graduação da área, assim como nas bibliotecas dos profissionais que procuram refletir sobre o seu fazer.

A autora:

Jornalista brasileira, Liriam Sponholz é doutora em Comunicação pela Universidade de Leipzig e professora do Departamento de Análises Comparadas de Sistemas Midiáticos e Culturas de Comunicação da Universidade de Erfurt, na Alemanha. Formada em Jornalismo e mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, a autora trabalhou vários anos como repórter, editora e chefe de reportagem em jornais paranaenses. Neste livro, apresenta as idéias centrais de sua tese de doutorado, na qual ocupou-se do problema da objetividade no jornalismo. Seu objeto de pesquisa é jornalismo e conhecimento.


Acontece no dia 26, quinta-feira, a partir das 20 horas na ECA-Usp em São Paulo, na sessão de lançamentos do Congresso da SBPJor e também no dia 2 de dezembro em Florianópolis.
O livro pode ser solicitado diretamente à Editora Insular através do site www.insular.com.br, pelo email editora@insular.com.br ou pelo telefone (48) 3232-9591.

Nenhum comentário: