quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Chamada de Propostas - Edição especial do Journal Community Informatics sobre TICs no Brasil

Colegas

Temos o prazer de anunciar uma edição especial do Journal of Community Informatics (http://ci-journal.net) sobre o acesso, uso e apropriações das Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil. Incluímos abaixo a chamada de propostas em Português, Espanhol e Inglês e gostaríamos de destacar a adoção de um processo de submissão em etapas que viabiliza o envio de versões iniciais em qualquer uma dessas três línguas.

Agradecemos o compartilhamento desta chamada e pedimos desculpas por eventuais duplicações.

Suely Fragoso e Gilda Olinto
Unisinos/RS e IBICT/RJ
Brazil
JoCI.Brazil@gmail.com 
______________________________
Journal of Community Informatics

Edição Especial - Community Informatics in Brazil
Editoras Convidadas: Gilda Olinto (IBICT) e Suely Fragoso (Unisinos) - JoCI.Brazil@gmail.com


CHAMADA DE PROPOSTAS PARA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE A INTERNET NO BRASIL

O Journal of Community Informatics (http://ci-journal.net) tem como foco o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento de iniciativas comunitárias e próprias da vida em comunidade, visando especialmente comunidades carentes e grupos ou setores que permanecem no lado excluído da divisão digital. Desde sua criação em 2004, o Journal of Community Informatics construiu uma excelente reputação na comunidade acadêmica internacional, bem como entre profissionais envolvidos na formulação de políticas ou em iniciativas voltadas para o uso das TICs em prol da capacitação e potencialização de cidadãos e comunidades.

Edições especiais da revista têm sido dedicadas ao aprofundamento de sub-temáticas, como foi o caso da edição sobre America Latina (v.3, n.3, 2007). Agora temos o prazer de anunciar a chamada de trabalho para o próximo volume que será dedicado às questões prementes e particularidades do acesso e uso das TICs no Brasil, para o qual esperamos contar com participação expressiva de autores de projetos desenvolvidos no Brasil ou projetos de outras origens que incluam o caso brasileiro em suas análises (veja o item submissão de propostas). Como os demais números do Journal of Community Informatics, a edição incluirá artigos científicos, relatos de experiência e resenhas de livros.


O Brasil é um país de grandes contrastes e o uso da internet no país reflete essa realidade. Por um lado, o número absoluto de internautas, de hosts e o tempo de permanência online marcam uma forte presença do Brasil na rede. O país se destaca também por bem sucedidas iniciativas públicas e privadas visando promoção do uso das TICs no país. Em termos percentuais, no entanto, o acesso às TICs se revela restrito a uma minoria da população, que utiliza a rede de forma bastante específica, tendo este uso efeito restrito em aspectos como a redução das desigualdades, melhoria dos processos democráticos e da inserção do Brasil no cenário internacional. Entre as várias áreas que poderiam se beneficiar de um modo mais efetivo das TICs pode-se mencionar educação, saúde, cultura e ciência. A simultaneidade de exemplos de sucesso, grandes contrastes e necessidades prementes relacionadas ao uso de TICs no Brasil agregam especial valor a esta edição dedicada ao país..

O Journal of Community Informatics é publicado em inglês.. No entanto, para encorajar e facilitar a participação de autores do Brasil, um processo específico de submissão inicial de propostas em português, espanhol ou inglês é adotado para esta edição (ver submissão de propostas, adiante).

Alguns tópicos propostos para a Edição Especial do Journal of Community Informatics são:
- uso de sistemas de rede social (por exemplo, Orkut, Facebook, Twitter);
- usos e apropriações da internet e das TICs por grupos específicos, especialmente grupos em desvantagem social;
- produção de conteúdo na internet (blogs, sites, etc.), voltada para desenvolvimento social e comunitário;
- análises de iniciativas de uso da internet e TICs para o desenvolvimento social e comunitário;
- questões relativas aos aspectos sociais, políticos e culturais da divisão digital no Brasil;
- políticas governamentais e iniciativas privadas voltadas para a inclusão digital na educação e para a preservação e produção cultural;
- relações entre ações públicas e privadas relacionadas à inclusão digital.

Essa lista de temas não pretende ser exaustiva. Em caso de dúvidas sobre a pertinência de uma abordagem ou sub-temática específica, as editoras estão à disposição pelo endereço JoCI.Brazil@gmail.com  

Os artigos científicos serão selecionados em processo anônimo, por pelo menos dois pareceristas. O processo de submissão para esta Edição permite o envio inicial de propostas em português, espanhol ou inglês, conforme as etapas descritas a seguir.

Submissão de Propostas

O Journal of Community Informatics é publicado em Inglês. Entretanto, para facilitar a contribuição de autores do Brasil e outros países latinos, a submissão e a seleção de propostas acontecerão conforme as seguintes etapas:

1ª ETAPA - Resumos em português, espanhol ou inglês, de 750-1000 palavras, detalhando os objetivos, o conteúdo, a estrutura, a originalidade e relevância do artigo a ser submetido em etapa posterior. O título da proposta, seu tipo (artigo científico, relato de experiência, resenha de livro) e 3 a 6 palavras-chave, bem como a identificação e filiação do(s) autor(ES) devem ser incluídos.


2ª ETAPA - Versões preliminares em português, inglês ou espanhol das propostas aprovadas na Etapa 1. Os artigos devem atender plenamente às normas do Journal of Community Informatics, disponíveis em: http://www.ci-journal.net/index.php/ciej/about/submissions#authorGuidelines <http://www.ci-journal.net/index.php/ciej/about/submissions>. Nesta etapa é esperado que os pareceristas solicitem ou sugiram ajustes aos artigos aprovados.

3ª ETAPA - Versões finais em inglês dos artigos aprovados na Etapa 2. A tradução é de responsabilidade dos autores. As editoras (JoCI.Brazil@gmail.com ) farão o possível para dar apoio na localização de profissionais competentes para a realização das versões, pois é imprescindível zelar pela qualidade do texto em inglês, mas não atuarão sobre o processo e os custos de tradução (note-se que não é possível assegurar que todos os artigos que cheguem à etapa de apresentação em inglês serão selecionados). 

Prazos

1ª ETAPA (Resumos em português, espanhol ou inglês): 10 de janeiro de 2010
2ª ETAPA (Versão preliminar em português, espanhol ou inglês): 10 de abril de 2010
3ª ETAPA (Versão final em inglês): 10 de junho de 2010

A publicação da Edição Especial do Journal of Community Informatics sobre o Brasil está prevista para o final de 2010.
_____________________________
Journal of Community Informatics
Edición Especial - Community Informatics in Brazil
Guest Editors: Gilda Olinto (IBICT) y Suely Fragoso (Unisinos) - JoCI.Brazil@gmail.com


ANUNCIO DE PROPUESTAS PARA EDICIÓN ESPECIAL SOBRE LA INTERNET EN BRASIL

El “Journal of Community Informatics” (http://ci-journal.net) tiene como objetivo el uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TICs), en el desarrollo de iniciativas comunitarias y propias de la vida en comunidad, focalizando especialmente comunidades carentes y grupos o sectores que permanecen del lado excluido de la división digital. Desde su creación en 2004, el “Journal of Community Informatics” construyó una excelente reputación en la comunidad académica internacional, así como también entre los profesionales comprometidos en la formulación de políticas o en iniciativas orientadas al uso de las TICs en pro de la capacitación y formación de ciudadanos y comunidades.

Ediciones especiales de la revista han sido dedicadas al ahondamiento de subtemas, como fue el caso de la edición sobre América Latina (v.3, n.3, 2007). Ahora tenemos el placer de anunciar la presentación de trabajos para el próximo volumen que será dedicado a cuestiones urgentes y particularidades del acceso y uso de las TICs en Brasil, para el cual esperamos contar con la expresiva participación de autores de proyectos desarrollados en Brasil o proyectos de otras orígenes que incluyan el caso brasileño en sus análisis (ver ítem presentación de propuestas). Como los demás números del “Journal of Community Informatics”, la edición incluirá artículos científicos, relatos de experiencia y reseñas de libros.


Brasil es un país de grandes contrastes y el uso de la internet en el país refleja esa realidad. Por un lado, el número absoluto de usuarios de internet, de hosts, el tiempo de permanencia online, marcan una fuerte presencia del Brasil en la red.. El país se destaca también por prósperas iniciativas públicas y privadas que tienen como objetivo la  promoción del uso de las TICs en el país. En términos de porcentajes, sin embargo, el acceso a las TICs se revela restricto a una minoría de la población, que utiliza la red de forma bastante específica, teniendo este uso efecto restricto en aspectos como la reducción de las desigualdades, mejora de los procesos democráticos y de la inserción del Brasil en el escenario internacional. Entre las áreas que podrían beneficiarse de un modo más efectivo de las TICs, se puede mencionar educación, salud, cultura y ciencia. La simultaneidad de ejemplos de éxito, grandes contrastes y necesidades apremiantes relacionadas al uso de TICs en Brasil agregan especial valor a esta edición dedicada al país.

El “Journal of Community Informatics” es publicado en inglés. Sin embargo, para alentar y facilitar la participación de autores de Brasil, un proceso específico de presentación inicial de propuestas en portugués, español o inglés es adoptado para esta edición (ver presentación de propuestas, adelante).

Algunos tópicos propuestos para la Edición Especial del “Journal of Community Informatics” son:
- uso de sistemas de red social (por ejemplo, Orkut, Facebook, Twitter);
- usos y apropiaciones de la internet y de las TICs por grupos específicos, especialmente grupos con desventaja social;
- producción de contenido en la internet (blogs, sites, etc.), orientada al desarrollo social y comunitario;
- análisis de iniciativas de uso de la internet y TICs para o desarrollo social y comunitario;
- cuestiones relativas a los aspectos sociales, políticos y culturales de la división digital en Brasil;
- políticas gubernamentales e iniciativas privadas dedicadas a la inclusión digital en la educación y para la preservación y producción cultural;
- relaciones entre acciones públicas y privadas relacionadas a la inclusión digital.

Esa lista de temas no pretende ser exhaustiva. En caso de dudas sobre la pertinencia de un abordaje o subtema específico, las editoras están a disposición a través de la dirección de e-mail JoCI.Brazil@gmail.com

Los artículos científicos serán seleccionados en proceso anónimo, por una banca compuesta por lo menos de dos personas. El proceso de presentación de propuestas para esta Edición permite el envío inicial de las mismas en portugués, español o inglés, conforme las etapas descriptas a seguir.

Presentación de Propuestas

El “Journal of Community Informatics” es publicado en Inglés. Sin embargo, para facilitar la contribución de los autores de Brasil y otros países latinos, la presentación y selección de propuestas se darán conforme a las siguientes etapas:

1ª ETAPA - Resúmenes en portugués, español o inglés, de 750-1000 palabras, detallando los objetivos, el contenido, la estructura, la originalidad y relevancia del artículo propuesto en etapa posterior. El título de la propuesta, su tipo (artículo científico, relato de experiencia, reseña del libro) y 3 a 6 palabras-llave; también, la identificación y filiación del (los) autor(ES) deben ser incluidos.


2ª ETAPA - Versiones preliminares en portugués, inglés o español de las propuestas aprobadas en la Etapa 1. Los artículos deben atender plenamente a las normas del  “Journal of Community Informatics”, disponibles en: http://www.ci-journal.net/index.php/ciej/about/submissions#authorGuidelines <http://www.ci-journal.net/index.php/ciej/about/submissions>. En esta etapa se espera que la banca solicite o sugiera ajustes a los artículos aprobados.

3ª ETAPA - Versiones finales en inglés de los artículos aprobados en la Etapa 2. La traducción es de responsabilidad de los autores. Las editoras (JoCI.Brazil@gmail.com ) harán lo posible para dar apoyo en la localización de profesionales competentes para la realización de las versiones, pues es imprescindible velar por la calidad del texto en inglés, pero  no actuarán sobre el proceso y costos de traducción (nótese que no es posible asegurar que todos los artículos que llegan a la etapa de presentación en inglés serán seleccionados). 

Plazos

1ª ETAPA (Resúmenes en portugués, español o inglés): 10 Enero, 2010
2ª ETAPA (Versión preliminar en portugués, español o inglés): 10 Abril, 2010
3ª ETAPA (Versión final en inglés): 10 Junio, 2010   

La publicación de la Edición Especial del “Journal of Community Informatics” sobre Brasil está prevista para el fin de 2010.
______________________________
Journal of Community Informatics

Edição Especial - Community Informatics in Brazil
Editoras Convidadas: Gilda Olinto (IBICT) e Suely Fragoso (Unisinos) - JoCI.Brazil@gmail.com


CHAMADA DE PROPOSTAS PARA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE A INTERNET NO BRASIL

O Journal of Community Informatics (http://ci-journal.net) tem como foco o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento de iniciativas comunitárias e próprias da vida em comunidade, visando especialmente comunidades carentes e grupos ou setores que permanecem no lado excluído da divisão digital. Desde sua criação em 2004, o Journal of Community Informatics construiu uma excelente reputação na comunidade acadêmica internacional, bem como entre profissionais envolvidos na formulação de políticas ou em iniciativas voltadas para o uso das TICs em prol da capacitação e potencialização de cidadãos e comunidades.

Edições especiais da revista têm sido dedicadas ao aprofundamento de sub-temáticas, como foi o caso da edição sobre America Latina (v.3, n.3, 2007). Agora temos o prazer de anunciar a chamada de trabalho para o próximo volume que será dedicado às questões prementes e particularidades do acesso e uso das TICs no Brasil, para o qual esperamos contar com participação expressiva de autores de projetos desenvolvidos no Brasil ou projetos de outras origens que incluam o caso brasileiro em suas análises (veja o item submissão de propostas). Como os demais números do Journal of Community Informatics, a edição incluirá artigos científicos, relatos de experiência e resenhas de livros.


O Brasil é um país de grandes contrastes e o uso da internet no país reflete essa realidade. Por um lado, o número absoluto de internautas, de hosts e o tempo de permanência online marcam uma forte presença do Brasil na rede. O país se destaca também por bem sucedidas iniciativas públicas e privadas visando promoção do uso das TICs no país. Em termos percentuais, no entanto, o acesso às TICs se revela restrito a uma minoria da população, que utiliza a rede de forma bastante específica, tendo este uso efeito restrito em aspectos como a redução das desigualdades, melhoria dos processos democráticos e da inserção do Brasil no cenário internacional. Entre as várias áreas que poderiam se beneficiar de um modo mais efetivo das TICs pode-se mencionar educação, saúde, cultura e ciência. A simultaneidade de exemplos de sucesso, grandes contrastes e necessidades prementes relacionadas ao uso de TICs no Brasil agregam especial valor a esta edição dedicada ao país.

O Journal of Community Informatics é publicado em inglês. No entanto, para encorajar e facilitar a participação de autores do Brasil, um processo específico de submissão inicial de propostas em português, espanhol ou inglês é adotado para esta edição (ver submissão de propostas, adiante).

Alguns tópicos propostos para a Edição Especial do Journal of Community Informatics são:
- uso de sistemas de rede social (por exemplo, Orkut, Facebook, Twitter);
- usos e apropriações da internet e das TICs por grupos específicos, especialmente grupos em desvantagem social;
- produção de conteúdo na internet (blogs, sites, etc.), voltada para desenvolvimento social e comunitário;
- análises de iniciativas de uso da internet e TICs para o desenvolvimento social e comunitário;
- questões relativas aos aspectos sociais, políticos e culturais da divisão digital no Brasil;
- políticas governamentais e iniciativas privadas voltadas para a inclusão digital na educação e para a preservação e produção cultural;
- relações entre ações públicas e privadas relacionadas à inclusão digital.

Essa lista de temas não pretende ser exaustiva. Em caso de dúvidas sobre a pertinência de uma abordagem ou sub-temática específica, as editoras estão à disposição pelo endereço JoCI.Brazil@gmail.com  

Os artigos científicos serão selecionados em processo anônimo, por pelo menos dois pareceristas. O processo de submissão para esta Edição permite o envio inicial de propostas em português, espanhol ou inglês, conforme as etapas descritas a seguir.

Submissão de Propostas

O Journal of Community Informatics é publicado em Inglês. Entretanto, para facilitar a contribuição de autores do Brasil e outros países latinos, a submissão e a seleção de propostas acontecerão conforme as seguintes etapas:

1ª ETAPA - Resumos em português, espanhol ou inglês, de 750-1000 palavras, detalhando os objetivos, o conteúdo, a estrutura, a originalidade e relevância do artigo a ser submetido em etapa posterior. O título da proposta, seu tipo (artigo científico, relato de experiência, resenha de livro) e 3 a 6 palavras-chave, bem como a identificação e filiação do(s) autor(ES) devem ser incluídos.


2ª ETAPA - Versões preliminares em português, inglês ou espanhol das propostas aprovadas na Etapa 1. Os artigos devem atender plenamente às normas do Journal of Community Informatics, disponíveis em: http://www.ci-journal.net/index.php/ciej/about/submissions#authorGuidelines <http://www.ci-journal.net/index.php/ciej/about/submissions>. Nesta etapa é esperado que os pareceristas solicitem ou sugiram ajustes aos artigos aprovados.

3ª ETAPA - Versões finais em inglês dos artigos aprovados na Etapa 2. A tradução é de responsabilidade dos autores. As editoras (JoCI.Brazil@gmail.com ) farão o possível para dar apoio na localização de profissionais competentes para a realização das versões, pois é imprescindível zelar pela qualidade do texto em inglês, mas não atuarão sobre o processo e os custos de tradução (note-se que não é possível assegurar que todos os artigos que cheguem à etapa de apresentação em inglês serão selecionados). 

Prazos

1ª ETAPA (Resumos em português, espanhol ou inglês): 10 de janeiro de 2010
2ª ETAPA (Versão preliminar em português, espanhol ou inglês): 10 de abril de 2010
3ª ETAPA (Versão final em inglês): 10 de junho de 2010

A publicação da Edição Especial do Journal of Community Informatics sobre o Brasil está prevista para o final de 2010.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardineroeninternet/]Ganar Dinero[/url]
[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos hallado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]
Ganar Dinero