segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Livro discute relação entre comunicação, cultura e sociedade

A Editora da UFPB acaba de lançar Cartografias - escritos sobre mídia, cultura e sociedade, da jornalista e doutoranda em Sociologia Sandra Raquew dos Santos Azevedo. O livro reúne sete ensaios da autora nas áreas de mídia, gênero, educação e sociologia.

A publicação resulta de pesquisas realizadas ao longo dos últimos dois anos de trabalho de Sandra Raquew Azevedo, cuja trajetória acadêmica tem privilegiado analisar fenômenos comunicacionais, suas interfaces e interações com diferentes campos do conhecimento, a exemplo da cultura brasileira, gênero, educação e ciências da religião.

Segundo a pesquisadora, nas últimas décadas do século XX o debate sobre as práticas de comunicação foi impulsionado pela discussão sobre sociedade da informação e as transformações tecnológicas. Ela lembra que o sociólogo Manuel Castells teorizou como sendo uma nova forma de organização social, A Sociedade em Rede . E que tais mudanças fizeram com que diferentes campos do saber passassem a melhor observar a centralidade da comunicação nas sociedades modernas gerando no próprio campo da comunicação uma perspectiva transmetodológica para analisar práticas da indústria cultural.

Num dos ensaios presentes no livro Cartografias a escritora reflete sobre hibridismo cultural a partir da cena musical no Nordeste, tomando como ponto de partida o trabalho do grupo musical pernambucano Mestre Ambrósio.

Em Cartografias as interfaces entre cultura-comunicação na sociedade contemporânea apresentam as contribuições dos Estudos Culturais para a compreensão dos processos de mediatização da vida social.

Com o crescimento de pesquisas sobre violência urbana emerge também o debate sobre a temática da morte, que num dos ensaios é refletida como um processo de aprendizagem social tendo como foco a sociologia de Nobert Elias e as experiências de significação do morrer-viver no campo da teologia ecofeminista no Brasil e no resto do mundo. Cartografias pela hibridez de suas temáticas é um convite a uma leitura polissêmica que se relaciona, entre outras coisas, com as experiências do cotidiano.

Sobre a autora

Sandra Raquew dos Santos Azevedo é jornalista e radialista formada pela UFPB. Mestre em Educação e Doutoranda em Sociologia (UFPB). Como pesquisadora, possui trabalhos publicados nas seguintes áreas: comunicação, sociologia, gênero e educação. Ao lado da pesquisadora Cicília Maria Krohling Peruzzo participa do Núcleo de Pesquisa sobre Comunicação Comunitária e Local, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Também participa localmente do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Literatura da UEPB. Já publicou em 2005, pela Editora da UFPB o livro Gênero, rádio e educomunicação: caminhos entrelaçados, sobre os processos educomunicativos em rádio no Brejo Paraibano.

Nenhum comentário: