quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Resumo até 15 de dezembro

Call for Papers

Formulário para submissão de 'abstract'

Abrem-se ‘call for papers’ sob as seguintes áreas temáticas que constituem os principais eixos de actividade científica dos Congressos 8º LUSOCOM, 4º IBÉRICO e 6º SOPCOM:


1. Teorias da Comunicação

2. História dos Media

3. Sociologia da Comunicação

4. Semiótica e Análise do Discurso

5. Economia e Políticas da Comunicação

6. Comunicação Política

7. Retórica e Argumentação

8. Comunicação Audiovisual e Multimédia

9. Estudos Fílmicos

10. Imagem e Cultura Visual

11. Sociedade da Informação e Novas Tecnologias

12. Direito e Ética da Comunicação

13. Estética, Arte e Design

14. Comunicação nas Organizações

15. Publicidade e Relações Públicas

16. Jornalismo

17. Estudos Culturais e de Género

18. Comunicação e Educação

19. Comunicação e Ciência

20. Cibercultura

As propostas de comunicação devem obedecer a um limite máximo de 250 palavras. Solicita-se aos autores que façam referência à área temática sob a qual pretendam submeter as respectivas comunicações.

Prazos:

Atendendo à necessidade de se assegurar atempadamente a logística dos Congressos, vimos apelar para o respeito dos seguintes prazos de apresentação de propostas, notificação de revisão e submissão de textos completos:

- Prazo para submissão de propostas de comunicações: 17 de Outubro a 15 de Dezembro 2008


- Prazo para divulgação aos autores de aceitação/rejeição de propostas: 15 de Janeiro 2009


- Prazo para a entrega do texto completo das propostas aceites: 25 de Fevereiro 2009


Apresentação

A Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona irá acolher o 6º Congresso SOPCOM, o 8º Congresso LUSOCOM e o 4º Congresso IBÉRICO entre 14 e 18 de Abril de 2009, sob os respectivos temas, ‘Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia’, ‘Comunicação, Espaço Global e Lusofonia’ e ‘Redes, Meios e Diversidade Cultural no Espaço Ibérico’.

A realização destes três eventos permitirá potenciar as sinergias decorrentes de uma maior proximidade de investigadores portugueses das Ciências da Comunicação com os seus colegas dos países de expressão de língua portuguesa por um lado, e, por outro lado, com os colegas que trabalham num contexto ibérico. O último evento em que a SOPCOM procedeu à organização conjunta de Congressos LUSOCOM e IBÉRICO foi na Covilhã, em 2004. A Universidade Lusófona espera poder recuperar essa tradição de cooperação inter-universitária num espaço lusófono e ibérico, com o intuito de repensar o futuro das Ciências da Comunicação em circunstâncias em que cada vez mais se diluem as fronteiras entre disciplinas tradicionais.

A investigação na área dos media afecta quase todos os aspectos da vida social e da produção cultural no nosso quotidiano. O desenvolvimento das novas tecnologias entrosa-se não só nas práticas de comunicação social como também na formação e desenvolvimento de identidades individuais. Tendo como objectivo consolidar os laços que unem as comunidades científicas num espaço lusófono e ibérico, os Congressos contribuirão para apoiar imaginários comuns, revelando-se de crucial importância para fazer face à crescente hegemonia de outros espaços geográficos globalizados. Ao promover a reflexão sobre identidades lusófona e ibérica, localmente contextualizadas, e tecnologias da informação de cariz global, realçam-se as manifestações ‘localizadas’ e ‘globalizadas’ da sociedade em rede.

Os Congressos acolhidos pela Universidade Lusófona vão proporcionar a oportunidade de reflectir sobre novas formas de cooperação no espaço lusófono e ibérico, difundindo novos conhecimentos que acalentem o desenvolvimento das ciências da comunicação.

Um comentário:

Alberto Melo Viana disse...

E O ENDEREÇO PARA O ENVIO DO ABSTRACT?