sábado, 29 de novembro de 2008

III Seminário de Pesquisa CEPOS

O 3º Seminário de Pesquisa CEPOS acontece na sexta 05/12, das 08:30 às 19:30, no auditório 3B 216 da UNISINOS.
O sítio do evento é: http://www.portal3.com.br/cepos. A realização é do Grupo de Pesquisa CEPOS – Comunicação, Economia Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, com patrocínio da Fundação Ford e apoio da Agência Experimental em Comunicação da UNISINOS.


Na ocasião, serão apresentados trabalhos de professores, doutorandos, mestrandos e participantes em geral do nosso grupo de pesquisa, o. A Profa. Dra. Anita Simis (UNESP), como convidada do Grupo, fará uma exposição e participará dos debates e avaliações ao longo do dia. Dentre outros expositores, farão apresentações os colegas César Bolaño (UFS), Eduardo Vizer (UBA), Flávia Seligman (UNISINOS), Helenice Carvalho (UNISINOS) e Valério Brittos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Livro sobre o campo da comunicação no Brasil

Quais as tendências do saber legitimado sobre o campo da comunicação no Brasil? Esta pergunta vem sendo feita pelos estudantes, professores e profissionais da comunicação.

Para respondê-la competentemente, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação mobilizou acadêmicos pertencentes a distintas gerações. Eles foram desafiados a inventariar e problematizar o estado do conhecimento sobre as disciplinas ou interdisciplinas que integram o universo das ciências da comunicação.

A fortuna crítica resultante do mutirão intelectual está contida no livro O campo da comunicação no Brasil (Petrópolis, Vozes, 2008) lançado durante o congresso INTERCOM 2008 e distribuído através da rede livreira de todo o país. Desse mapa holístico podem surgir novos olhares sobre antigas e recentes questões, estimulando os tomadores de decisão a agir com os pés na terra e os formadores de opinião pública a superar idiossincrasias, preconceitos e dogmas.

O livro - Até os anos 60, a indústria cultural encontrava-se atomizada, contaminando o mundo profissional e o espaço universitário. Cursos de jornalismo, cinema, publicidade, relações públicas, funcionavam de modo estanque, sem qualquer diálogo ou cooperação. As emergentes faculdades de comunicação pretendem superar a dispersão.

Nessa conjuntura surgem as primeiras tentativas de aproximação entre carreiras acadêmicas e empresas do ramo, compelidas a interagir e a cooperar. O campo da comunicação configura-se justamente a partir da década de 70, quando cessa a fragmentação dos espaços empresariais, profissionais e acadêmicos relacionados com a produção de bens culturais.

Inventariando suas tendências no limiar do século XXI, O campo da comunicação no Brasil (Petrópolis, Vozes, 2008) se converte em fonte estratégica para docentes e alunos dos nossos cursos e comunicação, profissionais e empresários, bem como lideranças que atuam nos movimentos sociais.

Os autores - São co-autores: Adolpho Queiroz (UMESP), Antonio Hohlfeldt (PUCRS), Arquímedes Pessoni (Univ. IMES), Cesar Bolaño (UFS), Cristina Schmidt (UMC), Elías Machado da Silva (UFSC), Gustavo Cimadevilla (Univ. Nacional de Rio Cuarto, Argentina), Gustavo León (Univ. Sonora, México), Margarida Khroling Kunsch (USP) Neusa Demartini Gomes (PUCRS), Raquel Paiva (UFRJ) Sandra Reimão (UMESP), Sebastião Squirra (UMESP), Sonia Virginia Moreira (UERJ), Valerio Brittos (UNISINOS).

José Marques de Melo, organizador da obra, é docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), titular da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação e presidente de honra da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM.

Folkcomunicação é destaque no Ibercom 2009 na Ilha da Madeira

A lendária cidade de Funchal, na atlântica Ilha da Madeira, que respaldou, durante séculos, travessias históricas entre brasileiros e portugueses, acolherá o XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação para debater o tema: "Travessias comunicacionais: migrantes e viajantes no arquipélago digital", no período de 16 a 19 Abril de 2009. Presidido pelo doutor Enrique Sanchez Ruiz (Mexico) e cooordenado pelo professor Luis Humberto Marcos (Portugal), respectivamente presidente e secretário-executivo da ASSIBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação,

As normas para publicação de trabalhos podem ser acessadas em:
http://www.imultimedia.pt/ibercom

CHAMADA DE TRABALHOS PARA XVIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS.

A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, COMPÓS, realizará o seu XVIII Encontro Anual na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, de 02 a 05 de junho de 2009. Os trabalhos para os GTs podem ser enviados até 15 de fevereiro de 2009.

LIVRO COMPÓS 2009 - CHAMADA DE ARTIGOS

Televisão digital: desafios para a Comunicação (título provisório)

Esclarecimento inicial
O livro da COMPÓS (Associação Nacional de programas de Pós-graduação em Comunicação), publicado anualmente, terá como tema, em sua edição de 2009, a televisão digital. Por meio deste comunicado, abrimos a "chamada de trabalhos" para recebimento de artigos, observando as disposições abaixo. O prazo final para apresentação de textos será 30 de dezembro de 2008.

SOCICOM

Fundação

A Socicom foi constituída como federação nacional das associações de comunicação para representar a nossa comunidade acadêmica no país e no exterior.

As metas principais da entidade fundada em Natal - RN, no dia 2 de setembro de 2008, são as de fortalecer a Comunicação como campo do saber, desenvolvendo ações destinadas à sua consolidação como Grande Área de Conhecimento.

A assembléia de aprovação do Estatuto de fundação da SOCICOM teve a participação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, representada pelo professor Dr. José Marques de Melo; Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós, representada pela professora Dra. Ana Silvia Médola; Abracorp - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Corporativa e Relações Públicas, representada pela sua presidente, professora Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch; do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - FNPJ, represendada pelo professor Dr. Gerson Luiz Martins; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, representada pelo professor Dr. Elias Machado Gonçalves; União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura - Seção Brasileira - Ulepicc-Brasil, representada pelo professor Dr. Cesar Bolaño; Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCiber, representada pelo presidente, professor Dr. Eugenio Trivinho; Associação Brasileira de Pesquisa em História da Mídia - Rede Alcar, representada pela professora Dra. Marialva Barbosa; Associação Brasileira de Pesquisa em Comunicação - Folkcom, representada pela presidente, professora Dra. Betania Maciel e Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC, representada pelo professor Dr. Adolpho Queiroz.

Primeira diretoria

A assembléia fundacional da SOCICOM elegeu a primeira diretoria, composta pelos professores José Marques de Melo, presidente; Ana Silvia Médola, vice-presidente; Margarida Kunsch, diretora de relações internacionais; Elias Machado Gonçalves, diretor de relações nacionais e Anita Simis, diretora administrativa, definindo ainda que o Conselho Deliberativo será composto por um representante de cada entidade filiada, com direito a um suplente.

A diretoria eleita da SOCICOM teve o prazo de 90 dias para a regularização jurídica da sociedade, com registro da Ata de fundação, composição e instalação do primeiro Conselho Deliberativo.

O registro da ata de fundação e do estatuto aprovado em Natal já foi processado, encontrando-se a federação legalmente constituída.

Conselho deliberativo

Em encontro realizado no dia 30 de outubro, o presidente e a vice-presidente da Federação das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação - SOCICOM - respectivamente Prof. Dr. José Marques de Melo (INTERCOM) e Ana Silvia Médola (COMPÓS), deliberaram, em consulta com os demais membros da diretoria, convocar para o dia 1 de dezembro, às l4 horas, a reunião de instalação do Conselho Deliberativo da entidade. Nessa ocasião, o Conselho deve eleger seu presidente.

Sede

A SOCICOM tem sua sede na cidade de São Paulo, Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 - conj. 36/38, no bairro da Bela Vista, região central da Cidade de São Paulo (junto à Estação Brigadeiro do Metrô e próximo à Avenida Paulista). Email: socicom@intercom.org.br

CFP for the 7th Chinese Internet Research

Call for Papers for the 7th Chinese Internet Research Conference

The Chinese Internet and Civil Society: Civic Engagement, Deliberation
and Culture

Annenberg School for Communication, University of Pennsylvania Sylvie,



Wednesday May 27 and Thursday May 28, 2009

By the end of June 2008, China had reached 253 million Internet users,
surpassing the United States and becoming the country with the largest
number of netizens. The theme of the 7th Chinese Internet Research
Conference, "The Chinese Internet and Civil Society: Civic
Engagement, Deliberation and Culture," is designed to bring together
scholars and professionals to examine the Chinese Internet from
socioeconomic, political and cultural perspectives and explore uncharted
areas in innovative ways. While much of the research so far has focused
on the political implications of the Internet in China, we have yet to
understand the changes the Internet is fostering in civil society, the
intersection between the market and the state, and the Internet's
cultural implications for identity formation, emergent cultural
phenomena and social networking. Topics of the conference include but
are not limited to the following:

1. Civil society and its obstacles: What is the role of the
internet in the emergent civil society of China? Is there an online
public sphere and what does it look like? How does the internet shape
the interplay between the private, public and state sectors? What are
some of the negative aspects of Chinese online social networking, e.g.
what role does the internet play in enabling terrorism, extreme
nationalism, or violence in China?

2. The Internet and youth: How do young people use the Internet and
are there generational differences in Internet use? What
cultures/subcultures emerge over the Internet? How are civic cultures
formed through online cultural practices such as peer production,
gaming, and social networking in spaces such as Facebook, YouTube, and
Myspace? What new cultures emerge in virtual worlds such as Secondlife
and Hipihi, the blogosphere and other online spaces?

3. The Internet, national crisis and media events: What is the role
of the Internet in managing national crisis, for example, by organizing,
coordinating and advancing volunteerism, donations and social support in
cases such as the Sichuan Earthquake? What is the role of the Internet
in managing the national image and advancing cultural understanding?
What is the role of the Internet in media events such as the Beijing
Olympics?

4. Entertainment, deliberation/opinion-formation and popular
culture: How have the boundaries between news and entertainment changed
and what effect does it have on deliberation and opinion formation? What
is the role of entertainment in Internet use? To what extent are people
addressed as consumers rather than citizens online? How are concepts
such as "fun" and "play" applied in Internet use?

5. Chinese minorities, China Proper, Greater China or "Cultural
China": How do Chinese minorities use the Internet? How are they
represented over the Internet? How is the Internet used in other
Chinese-language speaking areas, including Hong Kong, Taiwan and
Singapore? How do Chinese diasporas use the Internet? Is global
Chineseness, if it exists, fostered through the Internet?

6. Research methodology: What are the appropriate methodologies to
study the Chinese Internet and civil society in particular? What
comparative models can explore the overlap and differences between the
Chinese Internet and the global Internet?

The conference is organized and hosted by the Annenberg School for
Communication, University of Pennsylvania. It is the first time that
the conference will be held on the East Coast of the United States,
which provides new opportunities to link scholars from China and the
rest of the world.



Paper Submission:



We welcome proposals of quantitative, qualitative and critical studies
from all disciplines. English proposal are preferred, but Chinese
proposals will also be carefully considered. Invited papers will build
upon the conference theme or address other significant issues regarding
Internet development, use, and impacts in China and the Chinese-speaking
world.



A proposal of approximately 1000 words is due by Jan. 15, 2009.
Submissions should be sent to Dr. Hongmei Li and Sylvie Beauvais at
penncirc2009@asc.upenn.edu. Accepted papers will be announced on
February 15, 2009. Completed papers should be submitted by April 24,
2009.



Competitive scholarship:

A limited amount of travel funding will be available for promising young
scholars, especially for those travelling from Asia. To indicate
interest in the travel scholarship, please attach your CV when you send
your abstract.

Paper Award:



Following a tradition of this conference, graduate students may submit
papers for the Annual Best Graduate Student Paper Award. Cash prizes
will be given to the winner or winners. To qualify, submissions need to
be full conference papers written in English authored by or coauthored
among graduate students. Deadline for submission is April 24, 2009.



Conference cooperating institutions include:

The Journalism and Media Studies Centre at the University of Hong Kong,
the School of Journalism and Communication at the Chinese University of
Hong Kong, the Intellectual Property Law Center at Drake University Law
School, the Institute for Pacific Asia at Texas A & M University, the
Singapore Internet Research Center (SIRC) at Nanyang Technological
University, the School of Journalism and Communication at Peking
University, and the Center for US-China Relations at Tsinghua
University. Paste conferences were held at the University of Hong Kong,
Texas A & M University, Nanyang Technological University, Michigan
State University, the University of California at Berkeley, and the
Annenberg School for Communication at the University of Southern
California.

Lodging

Participants are responsible for paying for their hotel. You are
encouraged to reserve a room at the Club Quarters of Philadelphia:
www.clubquarters.com, 1628 Chestnut St, Philadelphia, PA 19103, (215)
282-5000.

When making a reservation, please specify that you are reserving as a
guest of the University of Pennsylvania.

Other hotels include the Sheraton University City
(http://www.philadelphiasheraton.com/) and the Inn at Penn
(http://www.theinnatpenn.com/) .

Registration

There is no fee to register for the conference. The conference is open
to the public. If you would like to attend the conference, please
register by emailing your name, institutional affiliation and title, and
email address.

Visa Support Letters

The organizers will provide visa support letters upon request. Please
email your request to PennCirc2009@asc.upenn.edu in an email entitled
"VISA SUPPORT" specifying your name as it appears in your
passport, your dates of travel, the address of the embassy to which you
will be submitting a visa request, and any other information you would
like us to include in the letter. We will email you a PDF of the support
letter.

Travel

The Annenberg School, which is part of the University of Pennsylvania,
is located at 3620 Walnut Street, Philadelphia, Pennsylvania 19104,
USA. The Philadelphia International Airport (PHL) is a 20 minute taxi
ride from either the university campus or downtown Philadelphia. Public
rail transportation is also available from the airport. You can also
fly to Newark International Airport (EWR) and take a one-hour train to
Philadelphia.

Annenberg School for Communication

Founded in 1959 through the generosity and vision of diplomat and
philanthropist Walter Annenberg, the Annenberg School for Communication
at the University of Pennsylvania is devoted to furthering our
understanding of the role of communication in public life through
research, education and service. Annenberg offers students a firm
grounding in a wide range of approaches to the study of communication
and its methods, drawn from both the humanities and the social sciences.
It is an intellectual crossroads built on nearly 50 years of
interdisciplinary dialogue. Annenberg's doctoral program prepares
students to make professional contributions to communication
scholarship, research, and policy.

Center for Global Communication Studies at the Annenberg School for
Communication

The Center for Global Communication Studies (CGCS) is a leader in
international education, research, and training in comparative media law
and policy. It affords students, academics, lawyers, regulators, civil
society representatives and others working in the media sector the
opportunity to evaluate critically and discuss comparative, global and
international communications issues. CGCS draws on various disciplines
(law, political science, and international relations among others) to
explore public policy issues and the way media and globalization
intersect with the changing nature of states.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Site da ABCIBER

Caros(as) colegas,

A ABCIBER - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA
anuncia o lançamento nacional e internacional de seu site institucional
(www.abciber.org).

A Associação mantém campanha de filiação com anuidade inicial referenciada
no mês em curso e vinculada à planilha divulgada em seu II Simpósio
Nacional, realizado na PUC-SP no período de 10 a 13 passado, com apoio da
CAPES e do Itaú Cultural e apoio cultural do TUCA, do provedor LocaWeb e da
Livraria Cortez. (Para saber mais:
www.cencib.org/simposioabciber/ficha_inscr.htm.)

A Diretoria da ABCiber permanece à disposição de todos(as) para
esclarecimentos adicionais.
Apreciaríamos que dessem amplo conhecimento desta mensagem aos seus
Departamentos, Programas, Grupos de Pesquisa e Universidades.

Especiais saudações,

Eugênio Trivinho
Presidente da ABCiber

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

VIII Ciclo de Pesquisa em Ensino de Jornalismo

Inscrições para o VIII Ciclo de Pesquisa em Ensino
de Jornalismo começam dia 1° de dezembro


O Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no VIII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo, que ocorrerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 17 e 19 de abril de 2009. O período de inscrição começa no dia 1° de dezembro e vai até o dia 31 de janeiro de 2009.

Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes grupos de pesquisa: atividades de extensão; ensino de ética e de teorias do jornalismo; pesquisa na graduação; produção laboratorial/eletrônicos; produção laboratorial/impressos; projetos pedagógicos e metodologias de ensino. Mais informações sobre as modalidades - comunicação científica, relato e pôster - e formatação dos trabalhos podem ser encontradas no site www.fnpj.org.br. As inscrições para o VIII Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, são feitas exclusivamente no site do FNPJ.





Prof. Dr. Leonel Aguiar

Diretor científico do FNPJ

cientifico@fnpj.org.br










FÓRUM NACIONAL DE

PROFESSORES DE JORNALISMO

CNPJ 07.388.265/0001-58

HIGS 707 / Bl. R Casa 54 / Cep: 70.351-718 / Brasília, DF

www.fnpj.org.br









XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (ENPJ)

BELO HORIZONTE (MG), 17 A 19 DE ABRIL DE 2009





Chamada de Trabalhos





VIII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo







O Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo é uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ).

A programação completa do XII ENPJ está disponível no site www.fnpj.org.br .





1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:



1.1. Período para inscrição de trabalhos: 1º de dezembro de 2008 a 31de janeiro de 2009



1.2. As inscrições de trabalhos devem ser feitas exclusivamente pelo sistema on-line, no seguinte endereço eletrônico: http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/ submit.php?cf=12



1.3. Data limite para divulgação do aceite: 20 de fevereiro de 2009



1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs)



1.4.1. Atividades de Extensão
Coordenadora: Profa. Dra. Sandra de Deus
sandra.deus@ufrgs.br



1.4.2. Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo
Coordenador: prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini
sergiogadini@yahoo.com.br



1.4.3. Pesquisa na Graduação
Coordenador: prof. Dr. Gerson Luiz Martins
relacoes.institucionais@fnpj.org.br



1.4.4. Produção Laboratorial - Eletrônicos
Coordenador: prof. Dr. Juliano Carvalho
vice-presidente@fnpj.org.br



1.4.5. Produção Laboratorial - Impressos
Coordenador: Prof. Dr. Josenildo Luiz Guerra
jguerra@ufs.br



1.4.6. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
Coordenador: Prof. Dr. Leonel Aguiar

cientifico@fnpj.org.br







Informações sobre os GPs - tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras - podem ser acessadas no link http://www.fnpj.org.br/grupos.php







2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:



Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:



2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;





2.2.1 Formato da Comunicação Científica: (ver modelo anexo):

. Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;

. Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o seguinte modelo e conteúdo:



FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ)
XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO
VIII CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO
MODALIDADE DO TRABALHO: Comunicação Científica
GRUPO DE PESQUISA: __________________________



. Título do trabalho: abaixo do cabeçalho, fonte Georgia, corpo 14, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado;



. Nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as): abaixo do título, em Georgia, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo conforme o formato previsto abaixo, no item "Nota de Rodapé"



. E-mail do autor: virá logo abaixo do nome do autor e será o mesmo cadastrado no sistema de inscrição do trabalho;



. Resumo: abaixo do nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), máximo de 15 linhas em Georgia, corpo 12, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0);



. Palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, abaixo do resumo, em Georgia, corpo 12, alinhado à esquerda;



. Nota de rodapé: na primeira página, com um breve currículo de, no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Georgia, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado;



. Corpo do texto: virá a partir da segunda página, na fonte Georgia, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);



. Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Georgia, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;



. Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.





2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.



2.3.1 Formato de Resumo Expandido (ver modelo anexo):

. Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;



. Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o seguinte modelo e conteúdo:



FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ)
XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO

VIII CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO
MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência
GRUPO DE PESQUISA: _______________________________



. Título do trabalho: abaixo do cabeçalho, fonte Georgia, corpo 14, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado;



. Nome do(a) autor(a) ou co-autores(as): abaixo do título, em Georgia, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo conforme o formato previsto abaixo, no item "Nota de Rodapé";



. E-mail do autor: virá logo abaixo do nome do autor e será o mesmo cadastrado no sistema de inscrição do trabalho;



. Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(a) autor(a), em Georgia, corpo 12, alinhado à esquerda;



. Nota de rodapé: na primeira página, com um breve currículo de, no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Georgia, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado;



. Corpo do texto: início abaixo das palavras-chave, separado destas com um espaço mínimo de uma (01) linha, fonte Georgia, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);



. Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Georgia, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;



. Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.





2.4 Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:



FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ)

XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO
MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster



2.4.1 Formato do pôster:



. Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm;
. Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m;
. Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador;
. Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores(as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem;
. Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver;Deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto;
. Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es);

. O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões;

. O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados;

. Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.



2.4.2. O aluno deve fazer a inscrição no endereço: http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/registration.php?cf=12



2.4.3. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es).



2.4.4. Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster




3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO:

3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, poderão ser recusadas.

3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

3.3. Os pôsteres serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.





4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP:

4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores(as) de comunicações científicas ou relatos, poderão assistir à apresentação, que terá de ser feita por professores(as);

4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 15 de março de 2009;

4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito pelo endereço:
http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/registration.php?cf=12







5. CERTIFICADOS:



Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) ou pôster, enviado eletronicamente para o endereço de correio eletrônico informado na inscrição, somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP ou pôster. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica, Relato ou apresentação de Pôster.







6. INSCRIÇÕES COMO PARTICIPANTE



Prazos e preços das inscrições (tanto dos autores quanto dos demais participantes):





- até 15 de março de 2009: R$ 120,00

- de 16 de março a 1º de abril de 2009: R$ 130,00

- de 02 de abril de 2009 a 15 de abril de 2009: R$ 140,00

- sócio em dia com a anuidade de 2009: isento.


Não haverá inscrições nos dias de realização do evento.

Mudanças no calendário do MCL

27/11/2008:
manhã 08:30hrs - atividade obrigatória TURMA 2008, reunião coordenação (resumos).Sala 02 subsolo Bloco C
tarde 14h - Disciplina Prof.Erick**Sala 02 subsolo Bloco C
28/11/2008:
manhã 08:00hrs: Disciplina Prof. Erick** Sala 02 subsolo Bloco C
Tarde : GPs
*O GP Comunicação, Imagem e Contemporaneidade tem o prazer de convidar para a palestra "Imagem e Imaginário", com JUREMIR MACHADO DA SILVA, da PUC-RS. A atividade é parte do convênio entre os GPs Imagem, do MCL- UTP, e Imaginário, do PPGCom-PUCRS.
Local e Data: Sala 02 Bloco C, 14 horas do dia 28 de novembro de 2008.
Entrada Franca. Convite aberto a todos os interessados no tema.
Tarde 16:00h Banca de Defesa mestranda: Carla Cândido Rizzoto “Contratos Comunicacionais: Um Estudo a Partir do Conflito Político-Midiático da Venezuela” Sala 02 subsolo Bloco C.
Tarde 16:00h Projeto Egressos sala 215 Bloco C - Prof. Erick Felinto.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Palestra “Imagem e Imaginário” com Juremir Machado da Silva (27/11)

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Imagem e Contemporaneidade está organizando a palestra "Imagem e Imaginário", com JUREMIR MACHADO DA SILVA, da PUC-RS. A atividade é parte do convênio entre os Grupos de Pesquisa: Imagem, do Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP e Imaginário, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PUC-RS.


Serviço

Data: 27 de novembro

Local: Sala 02 - Bloco C

Horário: 14h
Entrada Franca

Convite aberto a todos os interessados no tema
Informações: (41) 3331.7706

Banca de Defesa do Mestrado em Comunicação e Linguagens

Aluna: Carla Candida Rizzotto
Dissertação: Contratos Comunicacionais: Um Estudo a partir do Conflito Político-Midiático da Venezuela
Data: 28/11/2008
Horário: 16h
Local: Câmpus Barigüi - sala 02 - bloco C
Banca: Prof. Dr. Alvaro Larangeira (orientador), Profª Drª Cláudia Irene de Quadros, Prof. Dr. Juremir Machado da Silva

CFP Internet Research 10.0

Está com chamadas em aberto o evento anual da AoIR - Association of Internet Researchers, o Internet Research 10.0. cuja temática no próximo ano será Internet: Critical. A Conferência acontecerá em Milwaukee, USA, de 07 a 11 de Outubro de 2009 e o deadline para papers é até o dia 01 de fevereiro de 2009. As informações completas e normas se encontram no CFP completo, publicado aqui.

História da Mídia tem Peter Burke na conferência de encerramento

De 26 a 28 de novembro de 2008, será realizado no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza (CE) o Simpósio sobre História da Mídia. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Ceará e terá a presença do pesquisador Peter Burke, da Universidade de Cambridge, na conferência de encerramento.

O Simpósio contará também com diversos representantes da Intercom como convidados para as mesas de debates: os ex-presidentes José Marques de Melo, Adolpho Queiroz e Sonia Virginia Moreira; a atual Diretora Científica da entidade, Marialva Barbosa; vários sócios com destacada atuação regional, como Sérgio Mattos, Erotilde Erotilde Honório, Aline Maria Grego Lins, Alexandre Figuerôa e Luiz Maranhão Filho; e outros sócios provenientes de outras regiões, como Ana Paula Goulart Ribeiro, Marco Morel e Ivana Bentes.

A programação completa do evento é a seguinte:

Dia 26/11 (quarta-feira)

9h-11h
MESA 1: Memória, História e Mídia

· Ana Paula Goulart Ribeiro: A mídia e o lugar da história. (UFRJ-RJ)
· Marialva Barbosa: Fatos e reflexões sobre dois séculos de comunicação no Brasil (UFF-RJ)
· Frederico de Castro Neves: A construção da idéia do Nordeste na Mídia (UFC)
Coordenação: Custódio Almeida (Pró-Reitor de Graduação da UFC)

14h-16h
MESA 2: Imprensa e Práticas de Poder
· Luiz Gonzaga Motta: A construção narrativa da história do presente: representação da política no jornalismo brasileiro (UNB-DF)
· Marco Morel: Cipriano Barata e a Sentinela da Liberdade (UERJ-RJ)
· Adelaide Gonçalves: Imprensa Libertária do Ceará (1908-1922) (UFC-CE)
· Ana Carla Sabino Fernandes: Os jornais Pedro II, Cearense e Constituição no Ceará no século XIX e a política liberal e conservadora (UFC-CE)
Coordenação: Geísa Mattos (Unifor/Marista)

16h-18h
MESA 3: Os regimes de exceção e o exercício do jornalismo
· Beatriz Kushinir: Cães de Guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988 (Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - RJ)
· Tânia Regina de Luca: Jornalismo na era Vargas (Unesp)
· Márcia Vidal: O jornal O Povo (CE) nos governos Virgílio Távora (UFC-CE)
· Ildefonso Rodrigues: Imprensa Subversiva: O Democrata e o jornalismo comunista no Ceará (UFC-CE)
Coordenação: Paulo Mota (BNB)


Dia 27 (quinta-feira)

9h-11h
MESA 4: Publicidade como espaço de memória e história
· Adolpho Queiroz: Inventário para uma História da Publicidade no Brasil (Metodista-SP)
· Gilmar de Carvalho: Memória da propaganda no Ceará (UFC-CE)
· Luiz Maranhão Filho: Memória do rádio no tempo do reclame em Pernambuco (Faculdade Maurício de Nassau - PE)
Coordenação: Ricardo Salmito (Faculdade Católica do Ceará Marista)


14h-16h
Reunião aberta: Rede Alfredo de Carvalho (ALCAR) e os estudos sobre a história da mídia no país, com as participações de Elisabete Jaguaribe, presidente do IRIS, José Marques de Melo (Metodista-SP); Marialva Barbosa (UFF-RJ); Ana Paula Goulart (UFRJ); Adolpho Queiroz (Metodista-SP) e Erotilde Honório (Unifor-CE).

16h-18h
MESA 5: O Rádio e o cotidiano das cidades
· Sônia Virgínia Moreira: O Brasil em Sintonia: análise da Rádio Nacional do Rio de Janeiro - 1940-1960 (UERJ)
· Erotilde Honório: Rádio, Cultura e Sociabilidades Urbanas em Fortaleza na década de 1950 (Unifor-CE)
· Elisabete Jaguaribe: Labaredas no ar: a Rádio Dragão do Mar e o cotidiano de Fortaleza de 1958 a 1964 (Unifor-CE)
Coordenação: Ronaldo Salgado (UFC)


Dia 28 (sexta-feira)

10h-12h
MESA 6:Biografias: entre o Jornalismo e a História
· Marcos Antonio da Silva (USP): Vidas por escrito - entre conhecimento histórico e jornalismo
· Sérgio Vilas Boas: Biografismo - reflexões sobre a escrita da vida (ABJL-SP)
· Lira Neto: Biografia e Jornalismo
Coordenação: Regina Ribeiro (Jornal O Povo)

14h30-16h
MESA 7: Televisão, Memória e História
· Aline Maria Grego Lins: A alfabetização do olhar na trajetória da TV Pernambucana (UCP)
· Sérgio Mattos: Memória da televisão na Bahia (UFRB)
· Ana Quezado: Os primeiros tempos da televisão em Fortaleza (Marista/Unifor-CE)
Coordenação: Anderson Sandes (Jornal Diário do Nordeste)

16h30-18h30
MESA 8: O cinema e a invenção do Nordeste
· Sheila Schvartzman: A construção histórica e cinematográfica da idéia de Nordeste. (UAM)
· Ivana Bentes: O Nordeste em Glauber Rocha
· Meize Regina: A caravana Farkas no Nordeste (UFC-CE)
· Alexandre Figuerôa: O Ciclo do Recife e a entrada do Nordeste na modernidade audiovisual (UCP)
Coordenação: Elisabete Jaguaribe (Unifor/Iris)

19h
Conferência: Peter Burke (Universidade de Cambridge): "O Jornalismo na História"
Apresentação: Tarcísio Pequeno (Funcap)

II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação

Estão abertas as inscrições para o II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação que acontecerá na ESPM-SP. O CFP completo pode ser visto aqui.

Calendário para submissão e avaliação
a) período de inscrição com trabalho completo:
de 30 de outubro de 2008 a 26 de janeiro de 2009
b) divulgação dos textos selecionados:
até 14 de fevereiro de 2009
c) confirmação formal de participação pelos selecionados:
até 14 de março de 2009.

CFP para o Intercom Sul 2009

X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul

Tema central: Comunicação, Educação e Cultura na era Digital

De 28 a 30 de maio de 2009 – Blumenau – SC

Sede: FURB - Universidade Regional de Blumenau
Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 – CEP 89012-900 – Blumenau (SC)
Telefone para contato: (47) 3321 0200
E-mail: intercomsul2009@furb.br
Site Oficial: www.furb.br/intercom2009
Coordenação: Clóvis Reis – clovis@furb.br


Calendário

04/02 a 07/05/2009

Período de inscrição no X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul

07/05/2009

Prazo máximo para pagamento do boleto bancário

04/02 a 05/04/2009

Prazo máximo para IES divulgar a lista dos trabalhos pré-selecionados e depositar essa lista no portal da Intercom, habilitando os alunos componentes das equipes responsáveis pelos melhores trabalhos a inscrever os respectivos trabalhos na Expocom Regional

04/02 a 17/04/2009

Prazo para submissão de trabalhos no Intercom Junior, Grupos de Trabalho e Expocom

14/04/2009

Prazo máximo para pagamento do boleto bancário para os interessados em encaminhar trabalhos para a Expocom, Intercom Junior e Grupos de Trabalho

28/5/2009

Início do congresso

30/5/2008

Encerramento do Congresso


Taxa de inscrição

Categoria

De 4 de fevereiro
a 5 de abril

De 6 de abril
a 22 de abril

De 23 de abril
a 7 de maio

Não Associado

R$ 100,00

R$ 120,00

R$ 140,00

Associado*

R$ 50,00

R$ 60,00

R$ 70,00

Estudante de graduação

R$ 30,00

R$ 40,00

R$ 50,00

Atenção: Não haverá restituição da taxa de inscrição.

*aos Associados da Intercom: Para fazer a inscrição com a taxa de associado, é necessário estar em dia com as anuidades, inclusive 2009.


Chamada de Trabalhos

Regulamento para inscrição de trabalhos no Intercom Sul 2009

a) Eventos onde os congressistas podem inscrever trabalhos:

Expocom – Seminário da Pesquisa Experimental em Comunicação, destinado aos autores de trabalhos previamente selecionados pelos Cursos de Comunicação da região. A inscrição será feita on-line, pelo autor, cabendo ao Coordenador Regional do Evento a verificação do atendimento aos requisitos previamente estabelecidos, comunicando aos interessados o aceite respectivo. Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. O julgamento e a classificação dos trabalhos serão feitos durante o Congresso Regional em sessões públicas, onde os autores individuais ou líderes de equipe deverão fazer apresentação oral sobre a natureza experimental da pesquisa e das estratégias metodológicas empregadas. Para os fins de emissão de certificados somente serão considerados co-autores os membros das equipes inscritos regularmente no congresso. Os trabalhos classificados, em cada modalidade, estão aptos a participar da EXPOCOM Nacional. Conheça as novas diretrizes da Expocom (em fase de revisão).

Intercom Junior - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, destinada aos estudantes de cursos de graduação que apresentem relatos de pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo ou estudos profissionais, sob a orientação de um professor da respectiva instituição . A inscrição será feita on line, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos assessores indicados pelo Coordenador Regional do Evento, que comunicará ao interessado o aceite respectivo. Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. Os autores dos trabalhos não aceitos poderão participar do evento como ouvintes.

Divisão Temática Intercom Junior

Divisão de Jornalismo
Divisão de Publicidade e Propaganda
Divisão de Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Divisão de Comunicação Audiovisual)
Divisão de Comunicação Multimídia
Divisão de Comunicação Especializada
Divisão de Comunicação, Espaço e Cidadania
Divisão de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Grupos de Trabalho – Jornada destinada às comunicações inscritas por graduados em cursos superiores, estudantes de especialização e mestrado, professores e profissionais apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovativo ou representem alternativas comunicacionais. É recomendável que as comunicações científicas abordem aspectos relacionados à temática central do Congresso. Os trabalhos devem ser inscritos em uma das divisões temáticas abaixo. A inscrição será feita on line, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos assessores indicados pelo Coordenador Regional do Evento, que comunicará aos interessados o aceite respectivo. Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(e) certificado(s) e nominação no programa devera(ao) estar regularmente inscrito(s) no congresso. Os autores dos trabalhos não aceitos poderão participar do evento como ouvintes.

Divisão Temática Grupos de Trabalho

Divisão de Jornalismo
Divisão de Publicidade e Propaganda
Divisão de Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Divisão de Comunicação Audiovisual
Divisão de Comunicação Multimídia
Divisão de Comunicação Especializada
Divisão de Comunicação, Espaço e Cidadania
Divisão de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

b) Eventos complementares, propostos pelos sócios ou organizados pelos Coordenadores Regionais

Conferencia de abertura – Conferencistas a ser escolhido de comum acordo entre os Coordenadores do Congresso Regional e o Vice-Presidente da INTERCOM.

Painéis - 3 Painéis constituídos, cada por 2 expositores e 1 comentarista, no máximo, que possam discutir aspectos do tema do Congresso.  Os coordenadores e expositores serão escolhidos e convidados pelos Coordenadores do Congresso Regional, preferencialmente entre entre pesquisadores e professores da região

Ofcom – Oficinas de Comunicação – atividades destinadas a estudantes e profissionais, constituídas por 2 modalidades: Oficina Metodológica (focalizando teorias, métodos e técnicas de pesquisa, produção, difusão); Oficina Tecnológica (centrada em processos de aplicação de tecnologia para o desenvolvimento de produtos midiáticos). As oficinas devem ter carga-horária mínima de 12 horas-aulas (estruturadas em módulos de no máximo 4 horas-aula/período). As oficinas serão ministradas por sócios ou especialistas regionais, especialmente convidados ou selecionadas pelos Coordenadores Regionais do evento dentre as propostas feitas pelos interessados.

LPC - Lançamento de Produtos Científicos (evento único ou sessões simultâneas, dependendo das demandas).

Normas Regimentais

Orientações Gerais:

As inscrições de trabalhos serão realizadas exclusivamente pela página do evento, sendo desconsideradas as submissões que se fizerem por qualquer outra forma.

Só terão acesso ao módulo de inscrição de trabalhos aqueles que efetuarem inscrição no evento, por meio do preenchimento do formulário especifico (disponível em www.intercom.org.br ) e do pagamento do boleto bancário (gerado automaticamente) com o valor da taxa correspondente.

O módulo de inscrição de trabalhos estará disponível até o prazo estabelecido no calendário do evento regional.

Recomenda-se que os interessados efetuem o pagamento até o prazo máximo indicado no calendário do evento regional.

Normas:

Os trabalhos devem ser inéditos.

Os trabalhos devem ser apresentados no formato de comunicação (oral)

Cada participante poderá submeter no máximo 2 trabalhos no evento sendo:

a) Estudante de Graduação:

(1) – Intercom Junior
(1) - Expocom, autor líder pré-selecionados pelas IES

b) Graduados:

(1) – Grupos de Trabalho
(1) - Expocom, autor líder pré-selecionados pelas IES

Os trabalhos deverão estar digitados em português e ser enviados somente pelo sistema on-line, conforme as regras estabelecidas no modelo-padrão, (links no final da página) para serem apreciados pelos coordenadores das Divisões Temáticas do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou até mesmo na não apreciação do trabalho.

Somente os trabalhos pertinentes às modalidades ou temas das Divisões Temáticas, desde que enviados pelo sistema acima indicado, e dentro do prazo estabelecido, serão apreciados pelo Coordenador respectivo. Para esclarecer dúvidas quanto ao Divisão Temática para o qual pretende enviar o trabalho, encaminhar e-mail para congressos@intercom.org.br aos cuidados de Nelia Del Bianco.

O trabalho poderá ser proposto a apenas uma Divisão Temática e, por isso mesmo, é importante que o autor defina precisamente onde ele se enquadra. Em caso de envio para mais de uma Divisão Temática, o trabalho será automaticamente excluído do Congresso.

Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação no evento, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito de reprodução nos Anais do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (caso sejam confeccionados, distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele) e ainda seu respectivo depósito no Repositório Institucional dos Congressos da Intercom mantido pela Portcom: http://reposcom.portcom.intercom.org.br

Para submissão de trabalhos em co-autoria, o autor proponente deverá informar no sistema on-line o nº do CPF dos demais co-autores para que possa adicioná-los ao trabalho. O sistema somente aceitará a inclusão de nomes de autores inscritos no evento. Os autores, professores e orientadores que não desejarem efetuar a inscrição no evento poderão ter seus nomes incluídos em nota de rodapé do trabalho pelo autor proponente. Somente autores, professores e orientadores inscritos terão direito ao certificado e nominação no programa. Os autores que não retirarem seus certificados no local do congresso deverão pagar taxa especial para a remessa posterior.

A taxa de inscrição no congresso assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos (soberanos em suas decisões) que selecionam os trabalhos incluídos no programa. Por isso mesmo, o autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte.

Modelo padrão para submissão de trabalhos
(clique para download do arquivo .doc)

Convite Lançamento Revista Devires Cinema e Humanidades

domingo, 23 de novembro de 2008

ANTONIO NEGRI ESTARÁ NO FÓRUM LIVRE DO DIREITO AUTORAL, DEZEMBRO, RIO.

O MInistério da Cultura, a Escola de Comunicação da UFRJ e a Rede Universidade Nômade convidam para o FÓRUM LIVRE DO DIREITO AUTORAL: O DOMÍNIO DO COMUM a ser realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2008 no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Auditório Pedro Calmon) Avenida Pasteur 250 - Campus Praia Vermelha - Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira 15 de dezembro
8h às 9h - Credenciamento e Café da Manhã

9h - Abertura:
Ministério da Cultura (CGDA-MinC), Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e Rede Universidade Nômade

Mesa 1 (9h30) - A Constituição do Comum. Produção Intelectual no Capitalismo Cognitivo (com tradução)

Michael Hardt, co-autor de Império e Multidão (Universidade de Duke, Carolina do Norte)
Yann Moulier-Boutang (Université de Technologie de Compiègne, França)
Mediador: Tatiana Roque (IM/UFRJ)
Debatedor: Cesar Altamira (Universidad Nómada, Argentina)

Mesa 2 (14h-17h) - Proprietários e Piratas. A crise dos limites entre legalidade e ilegalidade: Mudanças na Lei

Pablo Ortellado (GPOPAI/USP)
Joaquín Herrera (Universidad Pablo Olavide-UPO, Espanha)
Henrique Antoun (ECO/UFRJ)
Guilherme Carboni (FAAP/Direito)
Mediador: Alexandre Mendes (Direito/UERJ)
Debatedor: Francisco de Guimaraens (PUC/Rio)

Mesa 3 (18h-21h) - Conferência de Abertura: Antonio Negri (com tradução)

Antonio Negri é autor de 'Império' e 'Multidão'. A mesa conta com a participação de Tarso Genro (Ministro da Justiça), Aloísio Teixeira (Reitor da UFRJ), Ivana Bentes (ECO/UFRJ e Universidade Nômade) e Giuseppe Cocco (ESS/UFRJ e Universidade Nômade)
........................................
Terça-feira 16 de dezembro
8h - Café da Manhã

Mesa 4 (9h) - O Consumidor-Produtor (com tradução)

Christian Marazzi (Scuola Universitaria della Svizzera Italiana)
Estela Waksberg Guerrini (Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC)
Fabio Malini (UFES)
Paulo Henrique de Almeida (UFBA)
Mediador: Gilvan Vilarim, Revista LUGAR COMUM
Debatedor: Allan Rocha de Souza (UERJ e INPI)

Mesa 5 (11h30) - Interesse Público e Proteção Privada - Usos livres, educacionais e não-comerciais de Conteúdos Protegidos

Jorge Machado (GPOPAI-USP)
Leandro Mendonça (UFF)
Muniz Sodré (Biblioteca Nacional)
Flávia Goulart (Vice-presidente da Abeu e diretora da Editora da UFBA - EdUFBA)
Mediador: Alex Patez Galvão (ANCINE)
Debatedor: Mauricio Rocha (UERJ)

Mesa 6 (14h30-17h) - Redes Colaborativas, Pontos de Cultura e Mídia, Travas Tecnológicas

Sérgio Amadeu (Faculdade Cásper Libero)
Célio Turino (SPPC- MinC)
Ivana Bentes (ECO/UFRJ)
Barbara Szaniecki (Revista Global/Universidade Nômade)
Mediador: Leonora Corsini, LABTeC/UFRJ e Universidade Nômade
Debatedor: Sarita Albagli (IBICTS)
........................................
Quarta-feira 17 de dezembro

8h - Café da Manhã

Mesa 7 (9h) - Novas Formas de Licenciamentos

Bráulio Araújo - Intervozes
Claudio Prado - Laboratório Brasileiro de Cultural Digital
João Baptista Pimentel Neto (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros)
Oona Castro (Overmundo)
Mediador: Giuliano Djahjah (Pontão de Cultura Digital da ECO)
Debatedor: Antonio Martins (Le Monde Diplomatique)

Mesa 8 (13h) - Encerramento: Fórum Livre
Desconferências a partir da inscrição dos participantes e pré-inscritos (10 min.) para sintetizar os 3 dias de debates e direcionar para a proposta/documento em relação às mudanças da lei

Desconferencistas (com tradução)

Representante das Universidades
Coordenação Geral do Direito Autoral (CGDA-MinC)
Editoras Universitárias
João Batista Pimentel - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Maria dos Camelôs
Oscar Vega (Grupo Comuna da Bolívia)
Raúl Prada (Grupo Comuna da Bolívia)
Peter Pál Pelbart (PUC-SP)
Judith Revel (França)
Renato Rovai (Revista Fórum)
Gustavo Barreto/Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ
Leandro Uchoas/Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ
Giuliano Djahjah/Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ
Thiago Novaes/ Descentro
Alexandre Freire /Descentro

Mais informações:

http://forumdireitoautoral.pontaodaeco.org/

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

IR 10.0 CFP is out!

Call for Papers

Internet Research 10.0
Internet: Critical

The 10th Annual International and Interdisciplinary Conference of the Association of Internet Researchers (AoIR)

October 7-11, 2009
Hilton Milwaukee City Center
Milwaukee, Wisconsin, USA


As the Internet has become an increasingly ubiquitous and mundane medium, the analytical shortcomings of the division between the online and the offline have become evident. Shifting the focus to the fundamental intermeshing of online and offline spaces, networks, economies, politics, locations, agencies, and ethics, Internet: Critical invites scholars to consider material frameworks, infrastructures, and exchanges as enabling constraints in terms of online phenomena. Furthermore, the conference invites considerations of Internet research as a critical practice and theory, its intellectual histories, investments, and social reverberations. How do we, as Internet researchers, connect our work to social concerns or cultural developments both local and global, and what kinds of agency may we exercise in the process? What kinds of redefinitions of the political (in terms of networks, micropolitics, participation, lifestyles, resistant or critical practices) are necessary when conceptualizing Internet cultures within the current geopolitical and geotechnological climate?

To this end, we call for papers, panel proposals, and presentations from any discipline, methodology, and community, and from conjunctions of multiple disciplines, methodologies and academic communities that address the conference themes, including papers that intersect and/or interconnect the following:

critical moments, elements, practices
critical theories, methods, constructs
• critical voices, histories, texts
• critical networks, junctures, spaces
• critical technologies, artifacts, failures
• critical ethics, interventions, alternatives.

Sessions at the conference will be established that specifically address the conference themes, and we welcome innovative, exciting, and unexpected takes on those themes. We also welcome submissions on topics that address social, cultural, political, legal, aesthetic, economic, and/or philosophical aspects of the Internet beyond the conference themes. In all cases, we welcome disciplinary and interdisciplinary submissions as well as international collaborations from both AoIR and non-AoIR members.


SUBMISSIONS

We seek proposals for several different kinds of contributions. We welcome proposals for traditional academic conference PAPERS and we also welcome proposals for ROUNDTABLE SESSIONS that will focus on discussion and interaction among conference delegates, as well as organized PANEL PROPOSALS that present a coherent group of papers on a single theme.


DEADLINES

Call for Papers Released: 15 November 2008
Submissions Due: 1 February 2009
Notification: 15 March 2009


SUBMISSION REQUIREMENTS

All papers and presentations in this session will be evaluated in a standard blind peer review.

Format

- PAPERS (individual or multi-author) - submit abstract of 600-800 words

-FULL PAPERS (OPTIONAL): For submitters requiring peer review of full papers, manuscripts of up to 8,000 words will be accepted for review. These will be reviewed and judged separately from abstract submissions

- PANEL PROPOSALS - submit a 600-800 word description of the panel theme, plus 250-500 word abstract for each paper or presentation

- ROUNDTABLE PROPOSALS - submit a statement indicating the nature of the roundtable discussion and interaction
Papers, presentations and panels will be selected from the submitted proposals on the basis of multiple blind peer review, coordinated and overseen by the Program Chair. Each individual is invited to submit a proposal for 1 paper or 1 presentation. A person may also propose a panel session, which may include a second paper that they are presenting. An individual may also submit a roundtable proposal. You may be listed as co-author on additional papers as long as you are not presenting them.


PUBLICATION OF PAPERS

Selected papers from the conference will be published in a special issue of the journal Information, Communication & Society, edited by Caroline Haythornwaite and Lori Kendall. Authors selected for submission for this issue have already been contacted prior to the conference.

All papers submitted to the conference system will be available to AoIR members after the conference.


PRE-CONFERENCE WORKSHOPS

On October 7, 2009, there will be a limited number of pre-conference workshops which will provide participants with in-depth, hands-on and/or creative opportunities. We invite proposals for these pre-conference workshops. Local presenters are encouraged to propose workshops that will invite visiting researchers into their labs or studios or locales. Proposals should be no more than 1000 words, and should clearly outline the purpose, methodology, structure, costs, equipment and minimal attendance required, as well as explaining its relevance to the conference as a whole. Proposals will be accepted if they demonstrate that the workshop will add significantly to the overall program in terms of thematic depth, hands on experience, or local opportunities for scholarly or artistic connections. These proposals and all inquiries regarding pre-conference proposals should be submitted as soon as possible to both the Conference Chair and Program Chair and no later than March 31, 2009.
Conference Workshops: http://conferences.aoir.org/workshops.htm


CONTACT INFORMATION

Program Chair: Susanna Paasonen, Helsinki Collegium for Advanced Studies
Conference Co-Chairs and Coordinators: Elizabeth Buchanan, Michael Zimmer, UW-Milwaukee School of Information Studies and Center for Information Policy Research; Steve Jones, University of Illinois-Chicago
Vice-President of AoIR: Mia Consalvo, Ohio University
Association
Website: http://www.aoir.org

Conference Website: http://conferences.aoir.org


SPONSORS (partial list)**

• School of Information Studies, University of Wisconsin-Milwaukee
• Center for Information Policy Research, University of Wisconsin-Milwaukee
• Department of Communication Studies, University of Illinois-Chicago
• Center for Information and Society and the Department of Communication, University of Washington
American Society for Information Science and Technology—Wisconsin Chapter

**Institutions or organizations interested in sponsorship opportunities should contact Elizabeth Buchanan—eliz1679 at uwm.edu

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Call for Papers - Vigilância, segurança e controle social na América Latina

Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina:

Passado, Presente e Futuro



Simpósio Interdisciplinar, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.

www.ssscla.com



4 a 6 de março de 2009





Apoio:

Surveillance Studies Network, www.surveillance-studies.net; e

Surveillance & Society, www.surveillance-and-society.org



Conferencistas:

Professor David Lyon, Queen's University, Ontario, Canadá;

Nelson Arteaga Botello, Universidad Autonoma del Estado, México.

(outros a confirmar)

Contexto:

Vigilância tem se tornado um tema importante para as ciências sociais, e os Estudos sobre Vigilância (Surveillance Studies) uma importante área interdisciplinar de pesquisa. Entretanto, este assunto permanece dominado por perspectivas do hemisfério norte. O conceito de uma 'sociedade da vigilância' vem sendo desenvolvido sobretudo em países da Europa e América do Norte, mas ainda é pouco observado ou explorado além dessas regiões, mesmo que os países do hemisfério sul sejam lugares onde vigilância e controle social também apresentem impactos diretos e viscerais na vida das pessoas. Na América Latina, em especial, as práticas e tecnologias de vigilância têm tido um efeito incisivo que traz elementos da história recente, com vários países tendo experimentado longos períodos de regimes autoritários e anos de lutas violentas entre ideologias distintas, cada uma equacionando formas de controle em diferentes áreas de influência. Esses períodos deixaram um legado que se faz sentir nas práticas dos serviços de segurança e em sua relação com o Estado, e na instabilidade que ocorre em vários países da região. Ao mesmo tempo, uma vertente de monitoramento estrangeiro significativa, com intervenções diretas e indiretas, especialmente da parte dos Estados Unidos, tem imposto uma camada adicional de vigilância e controle a esses países. Este ainda é um aspecto crucial em temas como a 'guerra contra as drogas' na Colômbia e América Central, o controle de movimentos populacionais, particularmente as ondas de imigração para os EUA, e as disputas político-ecológicas na região amazônica. Recentemente, com novas tecnologias de vigilância urbana, especialmente vídeo-vigilância e bancos de dados eletrônicos, órgãos públicos e instituições privadas têm se envolvido com novas formas de vigilância e controle, justificadas pela crescente preocupação da classe média com o crime, os efeitos de um terrorismo regional e internacional, e a 'guerra contra o terrorismo'.



Com a participação de pesquisadores, analistas e ativistas da América Latina e outras partes do mundo, este simpósio objetiva debater criticamente o passado, o presente e as possibilidades futuras da vigilância, segurança e controle social na região dos países latino-americanos, além de procurar estabelecer um campo fecundo de questões-chave para a pesquisa e políticas públicas.



São bem-vindas contribuições no tema central deste evento, particularmente dos países latino-americanos, relacionadas mas não limitadas aos seguintes tópicos específicos:



- A história da vigilância e controle social

- Vigilância e o legado permanente de regimes autoritários e ditaduras militares

- Vigilância, imperialismo e capital global

- Vigilância, política e classes sociais

- Vigilância e movimentos sociais: controle e resistência

- Crime, insegurança urbana, políticas públicas e vigilância

- Novas tecnologias da vigilância

- O futuro da vigilância e controle social

- Conceituando vigilância e controle social: críticas de uma 'abordagem do hemisfério norte'



Favor enviar propostas de artigos com título e resumo (máximo 250 palavras) até 14 de dezembro de 2008. Informaremos a aprovação dos mesmos no prazo de uma semana, para que haja tempo suficiente para o planejamento de viagens e hospedagens.



As contribuições serão também submetidas à apreciação para uma edição especial trilíngue do periódico Surveillance & Society, a ser publicado no início de 2010.



Este evento é gratuito e os participantes deverão buscar formas de financiar sua própria participação. Será fornecida uma lista com opções de acomodação em diferentes faixas de preço nos casos de participantes com resumos aceitos.



Contato: Dr. Rodrigo Firmino, rodrigo.firmino@pucpr.br / rjfirmino@yahoo.co.uk



Comissão organizadora:

Dr. Rodrigo Firmino, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Brasil;

Dra. Fernanda Bruno, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil;

MSc. Marta Kanashiro, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e Grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil;

Dr. Nelson Arteaga Botello, Facultad de Ciencias Políticas y Administración Pública de la Universidad Autónoma del Estado de México;

Dr. David Murakami Wood, Global Urban Research Unit, Newcastle University, Reino Unido, Professor Visitante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

domingo, 16 de novembro de 2008

CFP Revista Ser

Revista Ser recebe textos até 15/01/09 para fechamento de sua edição inaugural. Publicação online, editada pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Cidadania da Universidade Católica de Goiás (UCG). Podem ser enviados artigos inéditos relacionados à orientação de pesquisa do núcleo (comunicação, cultura e cidadania) e ao campo da Comunicação, em geral, além de resenhas e resumos de teses e dissertações. Os trabalhos devem ser enviados para ser@ucg.br.

Atenciosamente,
Prof. Dr. Marcus Minuzzi
Editor Geral



Normas para publicação
Os artigos devem ter de 8 a 12 laudas, espaçamento 1,5, 3 cm de margem superior e nas margens inferior, esquerda e direita eles devem ter 2,5 cm. Apresentar recuo de primeira linha. O formato de página deve ser A4, fonte Times New Roman, corpo 12. As resenhas, por sua vez, devem ter no máximo 3 laudas; e os resumsos de teses e dissertações, 1,5 lauda.
Cada trabalho submetido será avaliado pelo conselho editorial, composto de cinco pareceristas.
O trabalho deve apresentar os seguintes elementos:


Título
Resumo de no máximo 10 linhas, abstract para fins de indexação, palavras-chave em português e inglês e nome do autor. Em nota de rodapé o autor deve indicar sua titulação, programa e instituição a que estiver vinculado e sua cidade. Se desejar pode indicar também seu e-mail.
O texto deve ser estruturado da seguinte maneira:
Títulos em negrito, corpo 14, alinhados à esquerda.
Subtítulos, se necessários, em negrito, corpo 12, alinhados à esquerda.
Notas no corpo do texto.
Tabelas e gráficos deverão ser encabeçados por sua numeração, em algarismos arábicos, e por seus títulos.
As fotografias, as ilustrações, os gráficos e as tabelas devem ser enviados separadamente e apresentar resolução de 72 dpi.
As citações e referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT.
Os editores reservam-se o direito de solicitar reformas aos autores.
Ilustrações, fotos, tabelas e outros materiais gráficos deverão ser acompanhados da especificação de sua fonte e da permissão para reprodução, se necessário.
Autorização para publicação será enviada após aprovação, se não for preenchida e enviada para a revista, o trabalho não será publicado.
Os autores de trabalhos aceitos e não aceitos serão comunicados por e-mail.
Os casos omissos pelas normas mencionadas serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial da Revista.
Os trabalhos que não atenderem às normas não serão avaliados.


Exemplos de referências


A) Livro
CURTY, Marlene Gonçalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses: (NBR 14724/2002). Maringá: Dental Press, 2002.

B) Artigo de periódico
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

C) Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico
MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comércio eletrônico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponível em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=2467>. Acesso em: 20 set. 2003.

D) Documento jurídico em meio eletrônico
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. RT Legislação.


E) Dissertações e Teses


RODRIGUES, Lúcio Flávio. Qualificação Profissional e Globalização. 1987. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1987.



F) Congressos, Conferências, Simpósios, Workshops, Jornadas e outros Eventos Científicos


JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18., JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL; 8., 1996, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do XVIII Jornada de Iniciação Científica e VIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. 822 p.



G) Relatórios oficiais
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Departamento de Pesquisa Científica e Tecnológica. Relatório. Rio de Janeiro, 1972. Relatório. Mimeografado.




H) Constituições


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).


I) Leis e decretos


BRASIL. Decreto n. 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em serviço internacional. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 48, p. 3-4, jan./mar.,1. trim. 1984. Legislação Federal e marginália.
BRASIL. Lei n. 9273, de 3 de maio de 1996. Torna obrigatório a inclusão de dispositivo de segurança que impeça a reutilização das seringas descartáveis. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 60, p. 1260, maio/jun., 3. trim.1996. Legislação Federal e marginália.
J) Autor desconhecido
PROCURA-SE um amigo. In: SILVA, Lenilson Naveira e. Gerência da vida: reflexões filosóficas. 3. ed. Rio Janeiro: Record, 1990. p. 212-213. Autor desconhecido