sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Livro sobre o campo da comunicação no Brasil

Quais as tendências do saber legitimado sobre o campo da comunicação no Brasil? Esta pergunta vem sendo feita pelos estudantes, professores e profissionais da comunicação.

Para respondê-la competentemente, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação mobilizou acadêmicos pertencentes a distintas gerações. Eles foram desafiados a inventariar e problematizar o estado do conhecimento sobre as disciplinas ou interdisciplinas que integram o universo das ciências da comunicação.

A fortuna crítica resultante do mutirão intelectual está contida no livro O campo da comunicação no Brasil (Petrópolis, Vozes, 2008) lançado durante o congresso INTERCOM 2008 e distribuído através da rede livreira de todo o país. Desse mapa holístico podem surgir novos olhares sobre antigas e recentes questões, estimulando os tomadores de decisão a agir com os pés na terra e os formadores de opinião pública a superar idiossincrasias, preconceitos e dogmas.

O livro - Até os anos 60, a indústria cultural encontrava-se atomizada, contaminando o mundo profissional e o espaço universitário. Cursos de jornalismo, cinema, publicidade, relações públicas, funcionavam de modo estanque, sem qualquer diálogo ou cooperação. As emergentes faculdades de comunicação pretendem superar a dispersão.

Nessa conjuntura surgem as primeiras tentativas de aproximação entre carreiras acadêmicas e empresas do ramo, compelidas a interagir e a cooperar. O campo da comunicação configura-se justamente a partir da década de 70, quando cessa a fragmentação dos espaços empresariais, profissionais e acadêmicos relacionados com a produção de bens culturais.

Inventariando suas tendências no limiar do século XXI, O campo da comunicação no Brasil (Petrópolis, Vozes, 2008) se converte em fonte estratégica para docentes e alunos dos nossos cursos e comunicação, profissionais e empresários, bem como lideranças que atuam nos movimentos sociais.

Os autores - São co-autores: Adolpho Queiroz (UMESP), Antonio Hohlfeldt (PUCRS), Arquímedes Pessoni (Univ. IMES), Cesar Bolaño (UFS), Cristina Schmidt (UMC), Elías Machado da Silva (UFSC), Gustavo Cimadevilla (Univ. Nacional de Rio Cuarto, Argentina), Gustavo León (Univ. Sonora, México), Margarida Khroling Kunsch (USP) Neusa Demartini Gomes (PUCRS), Raquel Paiva (UFRJ) Sandra Reimão (UMESP), Sebastião Squirra (UMESP), Sonia Virginia Moreira (UERJ), Valerio Brittos (UNISINOS).

José Marques de Melo, organizador da obra, é docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), titular da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação e presidente de honra da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM.

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