quarta-feira, 11 de junho de 2008

Programa da Capes aprova projeto sobre o ensino do ciberjornalismo na era da convergência tecnológica com os principais pesquisadores brasileiros

fonte: Imprensa UTP

O Procad - Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior aprovou o projeto "O ensino do jornalismo na era da convergência digital: metodologias, planos de estudo e demandas profissionais", que reúne pesquisadores da Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo.

Juntos, os grupos de professores das três universidades que integram a equipe, desenvolvem um estudo comparado sobre o ensino do ciberjornalismo na era da convergência tecnológica. O grupo do Paraná é formado pelos professores da UTP, Claudia Quadros, Alvaro Larangeira, Adriana Amaral e Kati Caetano. Para a coordenadora paranaense, Claudia Quadros, que atua na pesquisa do jornalismo digital desde 1995, a unidade da equipe é um dos motivos do sucesso do trabalho. “Nosso trabalho em equipe é referência no país e fora dele. Com o incentivo da Capes, pretendemos contribuir para o desenvolvimento do campo e fortalecer intercâmbios”.

O Procad incentiva a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento com os projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Além de intensificar o intercâmbio científico no país. Segundo Claudia, todos sairão ganhando com o programa. “Alguns alunos da graduação e do mestrado poderão passar um período em uma das instituições participantes. Os professores da UTP também irão ministrar cursos na UFBA, UFSC e USP. Além disso, vamos receber alunos e professores das referidas instituições. Vai ser uma troca positiva”. Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo; missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UTP, Elizabeth Teresa Brunini Sbardelini, a aprovação da Capes é uma boa forma de avaliar o trabalho da universidade. “Conquistas dessa natureza evidenciam o reconhecimento da competência do programa da Pós-Graduação e da Universidade Tuiuti do Paraná como um todo no cenário nacional”. Hoje, a UTP é referência no ensino do jornalismo digital.

Entenda o projeto ("O ensino do jornalismo na era da convergência digital: metodologias, planos de estudo e demandas profissionais")

A pesquisa tem como finalidade, por um lado, a confecção de uma Base de Dados sobre os planos de ensino e as metodologias empregadas nos cursos de graduação em jornalismo e o mapeamento das linhas de pesquisa, dos grupos de pesquisa, teses e dissertações no programas de pós-graduação strictu sensu em Comunicação, e, por outro, identificar as demandas do mercado de trabalho na área do ciberjornalismo.

Vale lembrar que a professora Claudia Quadros também participa do projeto de pesquisa Capes/DGU: Jornalismo na Internet: um estudo comparado dos cibermeios da Espanha/Brasil. Os primeiros resultados da pesquisa devem ser publicados brevemente em livros editados no Brasil e na Espanha.

Um comentário:

Rogério Christofoletti disse...

Parabéns! O projeto é super oportuno e interessante! A equipe dos pesquisadores é altamente qualificada!
Parabéns!!!