domingo, 8 de junho de 2008

Governo japonês oferece bolsas de estudo a brasileiros

Fonte: Universia

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudo para estrangeiros no Japão, Monbukagakusho, promovido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia daquele país. Até o dia 4 de julho, candidatos podem se inscrever para uma das três modalidades com prazo de inscrições abertas, são elas: graduação, escolas técnicas ou cursos profissionalizantes. Podem participar dos programas brasileiros residentes em todas as regiões do Brasil. Confira, abaixo, detalhes sobre cada uma das modalidades.

Graduação

O programa é destinado a brasileiros interessados em cursar uma graduação em universidades japonesas. Para participar é preciso ter concluído o Ensino Médio, ter entre 17 e 21 anos, domínio da língua inglesa ou japonesa e disposição para aprender o idioma japonês e assistir aulas em japonês. O programa tem duração de cinco anos. A bolsa de estudos inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano. Além disso, o candidato recebe 134.000 ienes mensais (valor sujeito a pequena variação) nos primeiros dois anos da bolsa, passagem aérea de ida e volta, isenção de taxas escolares. A partir do 3º ano da bolsa, o candidato receberá 126.000 ienes (sujeito a pequena variação). Há oportunidades nas seguintes áreas de estudos:

Ciências Humanas: Administração de Empresas, Artes e Design, Ciências Contábeis, Ciências Políticas, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Letras (Japonês), Marketing, Relações Internacionais e Sociologia.

Ciências Exatas e Biomédicas:

1- Ciências Naturais (A): Aeronáutica, Arquitetura, Biotecnologia, Ciências da Computação, Construção Naval, Design Industrial, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Comunicação, Engenharia de Controle, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Industrial, Engenharia da Informação, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Física, Geociências, Geologia, Informática, Marinha Mercante, Matemática e Química.

2- Ciências Naturais (B): Agronomia, Biologia, Ciências da Alimentação, Ecologia e Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Piscicultura, Química Agrícola, Zoologia, Veterinária.

3 - Ciências Naturais (C): Medicina e Odontologia.

Os candidatos podem escolher até três cursos. Não é possível misturar as áreas de Ciências Humanas e Ciências Naturais, ou Ciências Naturais A e B, A e C. Aqueles que optarem pelas Ciências Naturais (C) poderão escolher um curso de Ciências Naturais (B) como terceira opção. Os exames de matérias específicas (Matemática, Física, Química e Biologia) podem ser feitos em inglês ou japonês. É necessário manter uma média considerável em todas as provas. Cada prova vale 100 pontos. Não será permitido o uso de dicionário e calculadoras.

Para mais informações sobre bolsas de graduação acesse http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_bolsa1_graa.htm.

Escolas Técnicas Superiores

Os cursos das Escolas Técnicas Superiores do Japão duram de cinco anos para os estudantes japoneses formados no 1º grau (equivalente a nove anos de estudo). O programa permite que o bolsista ingresse no terceiro ano destes cursos, após um ano de curso de língua japonesa. Os participantes com bom desempenho poderão solicitar a prorrogação da bolsa por mais dois anos, transferindo-se para o terceiro ano do curso universitário, com exceção do curso de Marinha Mercante.

Para participar é preciso ter nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa), idade entre 17 e 21 anos, diploma de conclusão do Ensino Médio, domínio da língua inglesa ou japonesa e disposição em aprender a língua japonesa e assistir aulas em japonês.

Há oportunidades nas áreas de Engenharia e Ciência de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia e Controle Eletrônico, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Ciências da Computação e Engenharia da Informação, Arquitetura e Engenharia Civil, Marinha Mercante. Os candidatos devem optar por até três áreas.

Os cursos têm duração de quatro anos, com exceção para o de Marinha Mercante (quatro anos e seis meses). A bolsa inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano. Além disso, o candidato recebe 134.000 ienes mensais (valor sujeito a pequena variação) nos primeiros dois anos da bolsa, passagem aérea de ida e volta e isenção de taxas escolares. A partir do 3º ano da bolsa, o candidato receberá 126.000 ienes (sujeito a pequena variação).

Para mais informações sobre as Escolas Técnicas Superiores acesse http://www.mext.go.jp/ ou http://www2.denshi.numazu-ct.ac.jp/koho.

Bolsas para curso profissionalizante

Os cursos profissionalizantes no Japão duram três anos. Após um ano de curso preparatório e aprendizado de língua japonesa, o bolsista ingressará na escola profissionalizante determinada pelo governo japonês, para um curso de dois anos. Esta bolsa visa proporcionar o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional. Podem participar do programa brasileiros de 17 a 21 anos com diploma de Ensino Médio, conhecimentos em inglês ou japonês e disposição em aprender a língua japonesa e assistir aulas em japonês.

Há oportunidades das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Telecomunicações, Educação Infantil, Hotelaria, Moda, Fotografia, Nutrição, Secretariado, Turismo e Design.

O período do programa é de três anos. A bolsa inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano. Além disso, o candidato recebe 134.000 ienes mensais (valor sujeito a pequena variação) nos primeiros dois anos da bolsa, passagem aérea de ida e volta e isenção de taxas escolares. A partir do 3º ano da bolsa, o candidato receberá 126.000 ienes (sujeito a pequena variação).

Para mais informações sobre as escolas técnicas superiores acesse: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_bolsa1_proa.htm .

Pré-requisitos e documentos para inscrição

Os pré-requisitos e os documentos necessários para inscrição são iguais para as três modalidades com inscrições abertas. (Confira na tabela abaixo)

PRÉ-REQUISITOS

DOCUMENTOS

Nacionalidade brasileira (excluem-se candidatos com dupla nacionalidade japonesa).

Idade entre 17 e 21 em 01/04/2009 (nascidos entre 02/04/1987 e 01/04/1992).

Conclusão do Ensino Médio até dezembro de 2008.

Histórico com nota mínima de 7,0 ou conceito B, PS (Plenam. Satisf.), ou MB (Muito Bom) nas matérias relevantes. *Estudantes que já estejam cursando o nível superior estão isentos dessa avaliação desde que apresentem atestado de matrícula ou histórico escolar da universidade juntamente com o histórico do Ensino Médio no ato da inscrição.

Bom conhecimento da língua japonesa ou inglesa.

Disposição em aprender a língua japonesa e assistir aulas em japonês.

Disponibilidade de embarque na primeira semana de abril de 2009.

Boa saúde física e mental.

Excluem-se candidatos que recebam quaisquer tipos de bolsa do governo japonês ou brasileiro.

Excluem-se militares da ativa.

Ficha de Inscrição: disponível nos sites dos Consulados do Japão no Brasil. Na unidade física dos Consulados também é possível obter a Ficha de Inscrição).

2 fotos 3 x 4 (recentes e iguais).

Cópia simples da Cédula de Identidade RG.

Para os que concluíram o Ensino Médio:

Cópias simples do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão.

Para os que estão no 3º. ano:

Cópias simples dos boletins do 1°, 2° ano e do 1° bimestre do 3° ano (A cópia do boletim do 1º bimestre do 3º ano pode ser substituída pelo atestado de matrícula).

Carta de recomendação da escola.

Dissertação em língua portuguesa (até 2 páginas, A4) explicando: o motivo de opção pela graduação no Japão, o curso pretendido naquele país, as razões dessa escolha e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro.

As inscrições para todas as bolsas são gratuitas. Pelo correio, os candidatos deverão postar suas inscrições com documentação completa dentro do período que corresponde (2 e 20 de junho) entre 09h00 às 11h30 e 14h00 às 17h00 para o seguinte endereço: Consulado Geral do Japão - Av. Paulista, 854, 1º andar, SP (Departamento Cultural) - CEP 01310-913. Para enviar sua documentação para o Consulado Geral do Japão em SP, o candidato deve ser residente e domiciliado na sua respectiva jurisdição (SP, MT,MS e região do Triângulo Mineiro). Demais candidatos deverão consultar o seguinte endereço eletrônico: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/sobre_outro.htm para obter informações de como se inscrever.

O exame escrito será realizado no dia 14 de julho de 2008 para as matérias específicas de Matemática, Química, Física e Biologia e das línguas: Inglês e Japonês, na Escola Politécnica - USP (Biênio da Eng. Produção). A entrevista para os aprovados no exame escrito será realizada no dia 30 de julho de 2008 no Consulado Geral do Japão, Depto. Cultural.

Outras modalidades

O Programa de Bolsas Monbukagakusho possui outras modalidades de bolsas de estudo que não estão com inscrições abertas neste momento. Conheça as modalidades abaixo.

Pós-graduação

O programa de pós-graduação é destinado a brasileiros interessados em realizar pesquisas em universidades japonesas, com a oportunidade de cursar o mestrado ou doutorado no país oriental. Os bolsistas que não têm o domínio da língua japonesa terão direito a um curso básico de japonês a ser ministrado no Japão durante os seis primeiros meses da bolsa. Além disso, recebem auxílio mensal de 170.000 ienes, nos primeiros 13 meses, e a partir do segundo ano o valor da bolsa passa para 160.000 (valores sujeitos a variação). O governo oferece ainda passagem aérea de ida e volta e isenção de taxas acadêmicas. O programa tem duração máxima de dois anos.

Para participar é preciso ter nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa), idade até 34 anos, formação universitária e domínio da língua inglesa ou japonesa. A área de estudo desejada deve estar relacionada à formação do candidato.

Há oportunidades nas áreas de Ciências Humanas (Administração de Empresas, Artes e Design, Ciências Contábeis, Ciências Políticas, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Letras - Japonês, Marketing, Relações Internacionais e Sociologia) e Ciências Exatas e Biológicas (Agronomia, Arquitetura, Biologia, Biotecnologia, Ciências da Alimentação, Ciências da Computação, Design Industustrial, Ecologia e Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Informação, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Física, Geologia, Informática, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Química, Veterinária e Zoologia).

Treinamento para professores do Ensino Fundamental e Médio

Bolsa para realização de pesquisas relacionadas à educação escolar em universidades japonesas. O público alvo (professores do ensino fundamental e/ou médio, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores etc.) deve ter o domínio da língua japonesa ou inglesa e comprovar cinco anos de experiência.O auxílio inclui passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares e o valor mensal de 170 mil ienes (o equivalente a R$ 2.650) nos primeiros 13 meses. A partir do segundo ano a bolsa passa a ser de 160 mil ienes.

Língua e cultura japonesa

A bolsa é destina a estudantes universitários de língua, literatura ou cultura japonesas que visam o aprimoramento em universidades japonesas. Os estudos têm duração de um ano. Os participantes recebem um auxílio mensal de 134.000 ienes, além de passagem aérea de ida e volta e isenção de taxas escolares

Um comentário:

Paula Perin - dreamer disse...

gostaria de saber detalhes como prazo para inscrição no programa de bolsas para professores na area de ensino fundamental