Centro Universitário Senac – Mestrado em Moda, Cultura e Arte
Temos o prazer de convidar alunos e professores do Mestrado para as seguintes atividades:
Quarta feira, 26/09/2007 – SALA 285
WORKSHOP com a Profa. Raquel M. Barreto, (Universidade da Califórnia, Berkeley)
Horários:
14h30 às 15:30 – Conversa com a professora: a formação de um figurinista nos USA
16:30 às 19: 30 – Palestra Do texto à imagem: O processo de criação do figurino
"Do texto à imagem" aborda as diferentes etapas pelas quais o texto teatral se transforma em imagem do corpo e para o corpo. Serão discutidas técnicas e fontes de pesquisa relevantes para o figurinista. Este workshop explora a importância do contexto cultural na adaptação do texto dramático e sua tradução em dado visual. Através de exemplos de filmes, discutiremos as possíveis abordagens do figurino de época e o processo de colaboração nas artes cênicas.
Raquel Marques Barreto é figurinista profissional e professora de história e técnica de figurino na Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB). Em 2004 completou o mestrado em figurinismo pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Nos últimos anos tem trabalhado como artista associada e convidada junto a várias companhias de teatro e de dança contemporânea em São Francisco, San Diego e Los Angeles. Criou figurinos para mais de trinta peças de teatro e vem trabalhando, sobretudo, com a encenação de textos inéditos e reinterpretações dos clássicos. Em trabalho recente colaborou com o Festival de Shakespeare da Califórnia numa encenação de O Triunfo do Amor, de Marivaux.
Quinta feira, 26/09/2007 das 9:00 às 13 horas – SALA 285
MINICURSO com o Prof. José Luiz Passos, PhD (Universidade da Califórnia, Berkeley)
"A intimidade devassada: Machado de Assis"
Este minicurso explora a mudança na percepção do valor da intimidade familiar e individual na obra de Machado de Assis (1839-1908). Seu estilo de narrador de ficção nos permitirá discutir, entre outras coisas, a importância da linguagem na representação de valores sociais, a rememoração como técnica narrativa e, finalmente, as implicações da nostalgia para uma reavaliação da modernidade brasileira.
PS - Sugere-se a leitura do conto de Machado de Assis, "Missa do Galo" (1896).
José Luiz Passos é professor de literaturas e culturas luso-brasileiras na Universidade da Califórnia em Berkeley. Ele é autor de Ruínas de linhas puras: Quatro ensaios em torno a Macunaíma (São Paulo: Annablume Editora, 1998) e Machado de Assis, o romance com pessoas (São Paulo: Edusp; Nankim, 2007), além de vários ensaios sobre Eça de Queirós, Gilberto Freyre, Mário de Andrade, Antonio Callado e Darcy Ribeiro, entre outros, publicados em periódicos do Brasil e dos Estados Unidos. Atualmente realiza pesquisa para um livro sobre a relação entre o conceito colonial de virtude política e as trajetórias do intelectual brasileiro na Lisboa do século XVIII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário