domingo, 13 de julho de 2008

Digital Games 2008

6 e 7 de Novembro 2008
Universidade Católica Portuguesa, Porto

A Digital Games 2008 é a primeira conferência de uma série, que se deverá passar a efectuar anualmente, e possui na sua organização pessoas ligadas a eventos anteriormente ocorridos em Portugal na área dos jogos digitais nomeadamente o GAMES e o VIDEOJOGOS. A Digital Games 2008 realiza-se no Porto a 6 e 7 de Novembro 2008 em conjunto com a ARTECH 2008 - 4th International Conference on Digital Arts, e visa promover um fórum de discussão de questões ligadas à multidisciplinaridade da área em Portugal. Para tal, pretende reunir investigadores e profissionais, permitindo a divulgação de trabalhos e a troca de experiências entre as comunidades académica e industrial. No âmago da conferência estão fundamentos teóricos e práticos emergentes do design, desenvolvimento e públicos que procurarão explorar novas abordagens por parte da comunidade nomeadamente nas seguintes linhas:

  • Design
  • Teoria
  • Indústria
  • Computação

A conferência procura submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer da comunidade industrial, quer da comunidade académica. A conferência aceita full papers, short papers e demos. Os full papers devem primar por serem inéditos e de relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Os short papers podem descrever pesquisas futuras, novas ideias ou estudos preliminares. As demos podem enquadrar pequenos protótipos que representem de algum modo um factor de inovação na área dos jogos digitais dentro dos tópicos acima referenciados.



TÓPICOS DE INTERESSE:

Design
  • Desafios, Mecânicas e Regras
  • Interfaces e Interacção
  • Ergonomia e Usabilidade
  • Estética de Jogos Digitais
  • Narrativa, História e Personagens
  • Arte e Design de Jogos Digitais
  • Experiência de Jogo e Entretenimento
  • Serious Gamming
Teoria
  • Efeitos Sociais, Culturais e Cognitivos
  • Teoria de Jogos
  • Comunidades dos Jogos
  • Modelos de Jogador
  • Jogos e outros Géneros: Cinema, Banda Desenhada, Artes Visuais, Música, Literatura, Publicidade
Indústria
  • Gestão de Projectos de Jogos Digitais
  • Postmortems
  • Plataformas: PCs, Consolas, Telemóveis, TV Digital Interactiva
  • Ferramentas de Desenvolvimento
  • Testes de Jogabilidade
  • Propriedade Intelectual
  • Distribuição
  • Oportunidades Nacionais
Computação
  • Computação Gráfica
  • Computação Afectiva
  • Inteligência Artifícial
  • Computação Móvel
  • Desenvolvimento Online
  • Realidade Virtual/Aumentada

FORMATO:


Os artigos devem seguir um dos formatos abaixo:

Full papers: 10 páginas

Short papers: 5 páginas

Demos: 2 páginas


Podem ser escritos em inglês ou português, e não devem ultrapassar os limites definidos, incluindo todas as tabelas, figuras e referências. Trabalhos que ultrapassem o padrão estabelecido serão rejeitados. Os trabalhos devem seguir as normas Springer.

Mais infos em:

http://www.digitalgamesgroup.org/cdg2008

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