Realização: Intercom
Local: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 - Bela Vista - São Paulo
Ementa
Sustentabilidade é hoje a principal pauta na comunicação empresarial. Por ser um tema relevante e de grande importância, cabe ao gestor da comunicação zelar pela qualidade da informação e transmiti-la de forma clara e transparente, para que os diversos públicos e grupos de interesse (funcionários, acionistas, comunidade, consumidores, entre outros) percebam os compromissos sociais e ambientais da empresa. A estratégia de comunicação deve consolidar o capital de confiança da empresa, gerar valor para os negócios, fortalecer sua imagem e consolidar sua reputação.
Objetivos
Capacitar o comunicador para identificar e desenvolver oportunidades de comunicação para uma gestão socioambiental responsável e para influenciar as decisões internas, inserindo a sustentabilidade nos planos de comunicação empresarial, nas pautas jornalísticas e nas campanhas publicitárias.
Conteúdo Programático
Curso composto por 10 módulos temáticos:
Módulo 1 – O que é Meio Ambiente: Introdução
- O que é Sustentabilidade?
- Os grandes temas: Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Agenda 21, Protocolo de Kioto, mercado de Carbono e outros.
Módulo 2 – Política e Legislação Ambiental no Brasil
- Histórico e evolução da legislação ambiental no Brasil
- Leis e códigos de proteção ambiental
- O papel dos órgãos governamentais e a responsabilidade pelo dano ambiental
- Processo de Licenciamento Ambiental – EIA RIMA
Módulo 3 – Gestão ambiental
- Certificação Ambiental: um novo compromisso das organizações
- Princípios e conceitos do Sistema de gestão ambiental (SGA)
- Normas e certificações: ISO 14.001 e 14063 de Comunicação Ambiental
- Produção mais Limpa (P+L) e a Ecoeficiência
- Compromisso Empresarial para Reciclagem das embalagens (3R’s).
Módulo 4 – Comunicação para a Sustentabilidade
- A sustentabilidade e os Princípios Institucionais: uma nova cultura
- A comunicação e relacionamento com os públicos estratégicos
- O papel do comunicador frente aos desafios socioambientais
- Planejamento estratégico com foco na Sustentabilidade
Módulo 5 – Ética na Comunicação Socioambiental
- Comunicação Low Profile: o receio de não comunicar
- A Empresa Cidadã e a democratização da informação
- Greenwashing: sobre a verdade e a mentira
- Carta da Terra: a dimensão ética da Sustentabilidade
Módulo 6 – Reputação e Imagem
- Ser uma empresa sustentável ou parecer Ser
- A importância da imagem e reputação nos momentos de crise
- O valor dos Bens Intangíveis nos índices de Reputação
- Matrix: a comunicação é no campo virtual
Módulo 7 – Jornalismo Ambiental
- O que é notícia na cobertura ambiental
- A cobertura da sustentabilidade na grande imprensa e na imprensa especializada
- O papel das assessorias no relacionamento com a imprensa ambiental
- Construção de pautas de sustentabilidade
Módulo 8 – Mídias e Redes Socioambientais
- Internet: uma ferramenta de disseminação da informação ambiental
- Sustentabilidade tem o padrão de rede
- Web 2.0: não faz sentido separar o real do digital
- Os processos de construção colaborativa de conhecimento e informação
Módulo 9 – Marketing Verde
- Mercado x Meio Ambiente
- Do Marketing Social ao Marketing Ambiental
- O antagonismo do Consumo Consciente
- Fortalecimento das marcas – Branding
- Ecodesign e as embalagens
Módulo 10 – Da Responsabilidade Social para a Sustentabilidade
- Investimento social privado
- Meio ambiente e o Terceiro Setor
- Envolvimento dos públicos estratégicos
- Índices, relatórios e indicadores de Sustentabilidade
Carga horária: 64h/aula
Datas / Horários:
Turma 1 (T1) – 13/julho a 2/setembro
Segundas e Quartas-Feiras
Das 19h às 23h
Turma 2 (T2) – 18/julho a 5/setembro
Sábados
Das 9h às 13h e das 14h às 18h
Vagas: 20 alunos por turma
Inscrições: até 3 de julho de 2009, no site da Intercom (faça download da ficha aqui)
Valor: R$ 840,00 (Inscrição + 2 parcelas de R$ 280,00)
Inscrição: deverá ser feita mediante depósito identificado em conta corrente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM – CNPJ 51.201.093/0001-53 - Banco do Brasil – agência 3559-9 – conta 6.103-4, enviar o comprovante do depósito, juntamente com a ficha para o e-mail: cursos@intercom.org.br
Parcelas: devem ser quitadas com cheques entregues à secretaria da entidade no escritório da Bridadeiro Luis Antonio no primeiro dia do curso.
Certificado: Para os alunos com freqüência mínima de 75% e mediante a entrega de um “paper” para inscrição no congresso da Intercom Nacional / Regional.
Responsável:
Backer Ribeiro Fernandes – Mestre em comunicação social, professor do MBA em Gestão do Meio Ambiente do Instituto Mauá e dos cursos de Pós-Graduação em Comunicação Empresarial da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Braz Cubas. É membro do COMUNI – Grupo de estudos em Comunicação Comunitária e do GT de comunicação da Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa (P+L). Trabalhou na Fundação Abrinq, Publicom, Philip Morris, Ministério da Educação, Comunidade Solidária, entre outros. Atualmente é diretor da Communità Comunicação Socioambiental, empresa especializada na gestão da comunicação para a sustentabilidade e no desenvolvimento de projetos de responsabilidade socioambiental.
Professores Convidados:
Adriana Ponce Coelho Cerântola - Advogada Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo-IPT e especialista em biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Atuou como consultora jurídica no Saint Paul’s Advocacy Office, em Vancouver, Canadá. Docente convidada do IPT para a pós lato sensu em "Perícia e Auditoria Ambiental" e MBA em "Gestão Estratégica em Meio Ambiente", da Faculdade Oswaldo Cruz para a disciplina Direito e Legislação Ambiental na graduação em Engenharia Ambiental e pós lato sensu em Gestão Ambiental.
Elie Politi - Engenheiro com especializações na Bélgica, Canadá e Suíça, bacharel em Comunicação pela ECA / USP. Foi coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do SENAI - Departamento Regional de São Paulo, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP e da Comissão Nacional das Ações em Meio Ambiente do SENAI. Membro fundador da Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa, diretor voluntário da ONG Instituto de Educação Ambiental 5 Elementos. Atualmente é professor do curso de pós-graduação latu sensu em Gestão Ambiental da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado - SP) e SENAC, na disciplina Prevenção à Poluição e Produção Mais Limpa. Membro do Comitê Brasileiro de Meio Ambiente da ABNT (CB38).
John Tatton - Gerente da Coordenação de Educação e Planejamento Ambiental da SABESP. Especialista em Ciência Ambiental, Biologia Sanitária e em Educação Ambiental pelo CRB – Conselho Regional de Biologia. Atuou como Coordenador de Programas de Educação Ambiental no Programa Guarapiranga e Projeto Tietê da Sabesp. Representante da SABESP na Agenda 21 Paulista, grupo que promove a integração de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável no estado. É professor da disciplina Ecologia Urbana na FAAP, presidente da AGUA – Associação Guardiã da Água (ONG) e Editor chefe do Jornal Eletrônico - Rede Cluster de Educação Ambiental – www.agua.bio.br
Marilena Lino de Almeida Lavorato - Publicitária (PUCC), Pós graduada em Gestão Ambiental (IETEC), em Marketing (ESPM), em Globalização e Cultura (EPGSP-SP), em Gestão Estratégica de Negócios (FGV). Mais de 20 anos de experiência na condução de equipes multidisciplinares, parcerias estratégicas, e novos negócios de grandes empresas. Criou e desenvolveu diversas ações macroeducativas na temática ambiental para mercados público e privado. Diretora Executiva da Mais Projetos Socioambiental e Coordenadora do GMGA- Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental da APARH (Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário