A Editora Paulinas e o curso de especialização lato sensu “Gestão da Comunicação”, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), lançaram os livros Gestão da Comunicação: Epistemologia e Pesquisa Teórica (Organização de Maria Aparecida Baccega e Maria Cristina Castilho Costa) e Gestão da Comunicação: Projetos de Intervenção (Organização de Maria Cristina Castilho Costa).
As obras são frutos dos trabalhos desenvolvidos no curso de especialização lato sensu “Gestão da Comunicação” da ECA-USP, e contam com diversos autores.
Criado há 16 anos e ministrado por professores com larga experiência em pós-graduação na USP, o curso forma especialistas em Gestão da Comunicação para atuar em ambientes como o empresarial, cultural e educacional e é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber. O ponto de aproximação entre essas formações múltiplas está em estudar a comunicação em sua relação com a cultura, com a educação, com as novas tecnologias e com áreas emergentes como o terceiro setor e a responsabilidade social.
O objetivo do curso é dar condições para que o gestor de comunicação articule as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela trazida pela sofisticação da tecnologia, mobilizando-as em função dos objetivos de uma empresa, de uma instituição, de uma escola ou, até mesmo, de um projeto pessoal ou profissional de vida.
Gestão da Comunicação: Epistemologia e Pesquisa Teórica
Este livro reúne textos formulados por uma equipe de pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), de reconhecida trajetória no campo da Comunicação e no âmbito ibero-americano das Ciências Sociais (Adilson Citelli, Ismar de Oliveira Soares, Luiz Roberto Alves, Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Maria Lourdes Motter, Octavio Ianni e Roseli Fígaro).
Além das propostas e discussões particulares que arejam o pensamento comunicacional, a obra constitui em seu conjunto uma aposta na mudança, fortalecendo a convicção de que é possível consegui-la, já que desenha rotas críticas por meio das quais se vai fazendo a realidade.
Nessa direção, adquire pleno sentido a proposta de formar um novo profissional: o gestor da comunicação, capaz de se distanciar do deslumbramento tecnológico para ver além das tecnologias concretas e para perceber a tecnicidade social homogeneizante que impera atualmente. Um profissional que, segundo o professor e pesquisador Guillermo Orozco Gómez, “se libere do deslumbramento tecnológico para ver além das tecnologias concretas. Um profissional capaz de construir um compromisso não meramente instrumental, e sim político-cultural e educativo com a sociedade, com a comunicação e a cultura de seu tempo.
Gestão da Comunicação: Projetos de Intervenção
Este livro reúne textos formulados por professores (Maria Cristina Castilho Costa, Ismar de Oliveira Soares e Richard Romancini) pesquisadores (Cláudia do Carmo Nonato Lima,) e gestores (Ana Paula Aleixo de Moura e Souza, Luciano Somenzari, Monica Kondziolková, Leda Márcia Arashiro, Eduardo Louis Jacob, Consuelo Ivo e Cristiane Hyppolito) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Em seu conjunto, são apresentadas reflexões acerca da formação do gestor de comunicação, a partir de uma sistematização de conceitos e referências metodológicas, passando pelo contexto da pós-graduação lato sensu, até os novos paradigmas comunicacionais.
O novo modelo que surge no século XXI, denominado Capitalismo Pós-Industrial, Pós-Modernismo ou Era da Informação, está intrinsecamente ligado aos processos comunicacionais. Atualmente nos deparamos com transformações que acontecem por causa ou como consequência da revolução tecnológica e das mudanças radicais havidas nos processos de comunicação humana. Foram rompidas tradições e quebrados paradigmas, modificando as relações humanas, a identidade cultural, o modelo de administração pública e o mundo do trabalho, entre outras esferas.
O livro pretende discutir, com base em diversos autores, as modificações ocorridas na sociedade, na passagem do século XX para o século XXI, a importância da comunicação nesse contexto e a emergência de um novo profissional: o gestor de comunicação. Além disso, apresenta uma experiência concreta de formação de gestores, realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e a pesquisa avaliativa que foi feita após quinze anos de existência do curso. Também mostra resultados de uma pesquisa desenvolvida no curso Gestão da Comunicação, sobre o perfil dos profissionais da comunicação e os projetos desenvolvidos para diversas organizações e setores da sociedade.
Informações sobre o Curso de Gestão da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário