domingo, 31 de maio de 2009

Ações inovadoras em comunicação digital

Professor Gil Giardelli
Professora Sandra R. Turchi
Início das aulas: 02 de Junho
Término das aulas: 25 de Junho
Aulas às terças e quintas das 19:30 às 22:30h


Ciclo de aperfeiçoamento que abordará os tópicos mais importantes ligados ao mercado de inovação digital, marketing no mundo.com, empreendedorismo na grande rede e conceitos da nova WEB, oferecendo informação de qualidade a profissionais que precisam de atualização e reciclagem de conhecimento respeitando a premissa de aplicabilidade nos negócios.

Com conceitos de pílulas de conhecimento, você terá uma nova visão da inovação digital.

Objetivos
• Estimular a Inovação, experiência e criatividade digital.
• Abrir uma discussão sobre critérios da “nova WEB”, Humanidade 4.0, Relacionamento.com
• Como as redes sociais, YouTube, Slideshare, Taking Itglobal, Blogosfera, Myspace estão mudando o comportamento Humano e a criatividade digital.
• Discutir os critérios e a utilização da WEB nessa nova fase de empreendedorismo, criação e experiência, bem como as mudanças nos conceitos de relacionamento com clientes, mostrando a importância das ferramentas digitais.

Programação

Dividida em 5 módulos , traremos uma visão dos novos caminhos da inovação digital

• A Inovação coletiva e o poder das redes sociais.
• Comunicação e marketing na era digital.
• Economia colaborativa - Você é o que você compartilha.
• Antigos dilemas, novas tendências.
• Novo consumidor.

Detalhamento

Inovação coletiva – O poder das redes sociais
• Tendências e perspectivas que se abrem com Tecnologia, inovação e conectividade
• Capitalismo solidário e economia criativa.
• Negócios 2.0, empresas 3.0 e Humanidade 4.0 – novos caminhos digitais
• O cenário e o futuro da WEB 2.0, 3.0 e 4.0
• Open way - Arquitetura da Participação e Criatividade colaborativa
• Tecnologia para nao tecnólogos
• Www versus WWD
• Digital Experience Design + Inovação + User experience + User Generated Content”
• Arte digital - o olhar da vanguarda?
• Etnografia digital
• Cibercultura e o Hyper consumo, hyper conectado, hyper narcisismo
• Green tech a Sustentabilidade digital
• Social media, social software, social computing – o socialismo digital!
• Human computer interaction e Tangible user interface, as pessoas no poder!
• Tudo que é sólido desmancha na rede – do analógico para o digital
• Novos pensamentos e ideias criativas digitais
• Ética e direito no mundo digital Inovadores, empreendedores e éticos

O novo consumidor

• Consumidores ou pessoas, o novo paradigma!
• Pessoas ou advogados de marca
• Geração G de Generosidade
• Existe consumidor online? Como delinear seu comportamento?
• Sociedade imediatista e consumo de vanguarda
• O que é o Social Shopping e One Stop Shop
• Ética, direito e transparencia radical na era digital
• Common creatives – direito autoral e propriedade intelectual em um mundo sem dono
• Quem são os Prosumer’? Eles já estão falando da sua marca!

Comunicação e marketing na era digital

• A era da democracia das redes sociais.
• Mídia e Entretenimento - Programação, Distribuição e Marketing em um Mundo Multi-Plataforma.
• 4’cs – colaboração, conteúdo, comercio e comunidade! Sua empresa não entendeu.
• E- agora e a propaganda?
• Um novo mundo de engajamento interativo - Convergência online e offline.
• Blog corporativos que bicho é este!
• Media behavior, hyper targeting, behavior targeting – Cadê a métrica que estava aqui?
• O futuro dos vídeos online.
• Microtrends – novos públicos, novas perguntas!
• Relacionamento.com – fácil, barato e 100% exato?
• Twitter e o fenômeno dos microblogs?
• Novos formatos de publicidade digital.
• Marketing invisível, Marketing viral, Precision Marketing - Construindo Marcas na era digital?
• WEBwriting, Criatividade.com e Criação digital – Outra linguagem?
• Mobile marketing – A próxima fronteira?
• Novas Plataformas e a Publicidade em Aplicativos – Este é o momento?
• O futuro digital a TV de todos!
• Cases inovadores em 2008/2009.
• Marketing de Performance – A nova era do desempenho?
• Realmente existe a cauda longa, Freeknomics, wikinomics?
• Crowdsourcing, pode entrar?
• Search engine marketing – a próxima geração de Search.
• Premiun reach media.
• E-mail marketing em um mundo de spam! Funciona?
• ‘Advergames’ e ‘Game Advertising’ – Somos todos solitários?
• Ubiqüidade – Personalização e Redes Sociais 2.0.
• E- Commerce Revenue, Advertising network revenue 2.0 – Estão querendo me enganar?
• M-commerce, MobileTV, Mblogging, Mbanking e Mgames. Acontecera no Brasil?

Economia colaborativa - Você é o que você compartilha.

• A Economia Digital.
• Empreendedorismo digital.
• Como o Brasil poderá fomentar empresas digitais.
• Mundo digital e seu poder de transformação econômica.
• Startup Success – O Brasil criou grandes empresas na WEB 1.0, mas não consegue surfar na WEB 1.0. Por que?
• Inclusão digital e a importância para o Brasil na nova economia.
• Capitalismo solidário.
• Qual a importância da economia digital para o crescimento sustentável do Brasil?
• Venture capitals. Angels e seed money no Brasil.
• Uma nova era exige novas profissões.
• Cadê a métrica que estava aqui? Novas mensurações? Métricas e indicadores em projetos digitais.
• Matamos a Intranet? Nossos funcionários migraram para as redes sociais?

Por Que Participar

WEB o quê?
Chame como quiser! Pode ser WEB 2.0; se você preferir, WEB 3.0, WEBFlex (você a usa como quiser!) ou de WEBwhatever.

Na verdade é a substituição da Era da Informação pela Era da Participação. Feito por pessoas para pessoas. Gente como você.

A humanidade vive uma ruptura, é o momento de repensarmos direitos autorais, ética, privacidade, comércio, relações humanas e nós mesmos, os indivíduos digitais.

Esqueçam o nome 2.0, esqueça qualquer número, daqui a pouco tudo vai ser “alguma coisa.zero” Já tem Filme 4.0, tem Agências de Publicidade 3.0, já falam de WEB 6.0.

É a mesma internet de sempre, uma garotinha antenada, democrática e desinibida.

Mas tem algo novo. Novo poder, nova força de trabalho, novos pensamentos, nova competição, novos modelos de negócios, novo estilo de vida, novas possibilidades, novas audiências, novos mercados. Bem-vindos à Humanidade 4.0. A primeira Humanidade 1.0 era a Agrícola, depois vivemos a Humanidade 2.0 Industrial, passamos pela humanidade 3.0 Tecnológica e agora vivemos a 4.0. Quem manda nesta nova ordem, são os 4C´s (Conteúdo, Comunidade, e-Comércio e Compartilhar).

Neste exato momento você constrói uma nova sociedade dos sonhos, com uma nova economia criativa, consumo consciente e capitalismo solidário. Você achou que era apenas produção de vídeo, artigos e comentários? Errou!

A deusa da casualidade usa de requintes de crueldade. Não é nada novo, é apenas a antropofagia de nossos antigos gênios. Antes de falar do nosso presente e do futuro, precisamos olhar ao passado, pois ele nos ensina e nos alerta. Vivemos a revisão histórica do panteão dos gênios da humanidade.

Releia a antitese do egoísmo de Adam Smith, em Slideshare.net, com conteúdo acadêmico grátis para todos. Reaprenda a obra de Maquiavel, em Flickr.com que contraria interesses privados em favor do bem maior. Em Del.icio.us, você faz e outro repete como Galileo Galilei.

Aterrise em Cervantes e Dom Quixote, que nos mostrou a lucidez da loucura e a inconveniência da verdade no Second Life. Renegue Lutero e sua máxima de não pagar entradas para o céu, no zappo.com com seu lema “se você não encontrou aqui, nós iremos ajudá-lo a encontrar em outro lugar”.

Releia o amor e a poesia de Marcel Proust, em Librarythings.com, que com 12 meses de lançamento tem 15 milhões de livros catalogados. Alguns com direitos reservados, mas não todos. Raciocine como Einstein, que disse que tudo depende do ponto de vista! Dos 100 vídeos clips mais acessados do Youtube.com, apenas dois foram produzidos por alguma agência de comunicação, e lembre-se que 1/3 de toda audiência na Internet americana passa por lá. Ou seja, uma geração mais influenciada pelo Youtube.com do que pela CNN. Ressuscite o egoísmo da Capela Sistina de Michelangelo, pedindo dinheiro emprestado para um banco como Zopa, Prosper e Wesabe, são todos bancos da nova geração! O lema deles diz que é humano, é fácil, é seguro. São pessoas emprestando para pessoas. É uma velha idéia que se tornou nova novamente!

Relembre o herói desgraçado e o infeliz bem-aventurado de Shakespeare, no dig.com, onde você escreve um artigo, posta e as pessoas vão eleger se ele é bom ou ruim. E não esqueça: por dia são 500 mil novos visitantes e nunca se gastou US$ 1,00 em publicidade.

Esbarre na filosofia de Jean-Paul Sartre que escreveu que “As pessoas lêem porque um dia desejam escrever". Eureka! Inventamos os blogs e são criados 1,5 por segundo. Você já tem o seu?

Aprenda a filosofia de Sócrates que pregava a união dos povos, mobilizando pessoas de todo globo em prol de uma determinada região. Ou unindo toda a comunidade científica mundial para entender o Genoma ou descobrir a cura para o Câncer.

São pessoas como nós, sensíveis, inventivas e criadores digitais modelando uma nova Humanidade 4.0 para as novas gerações e utilizando um novo software chamado “sabedoria das multidões”. Algo mudou? Hora de acordar, Monalisa?


Público-Alvo

Projetada para os profissionais de marketing publicidade, jornalismo, relações públicas, criação, empreendedores e profissionais de atendimento, TI, criação, planejamento e empresários que precisam adquirir uma compreensão melhor da integração das tecnologias e de marketing digital, compreendendo as inovações digitais e sua conseqüência na comunicação Enxergando os elementos-chave dos vários canais do Mundo.com, os profissionais irão se preparar para obter sucesso nesse novo cenário de muita velocidade, dinamismo e competição.

Apesar de temas complexos, a curadoria preocupou-se em fazer um curso em que no decorrer de 4 semanas repletas de conhecimento teórico e prático, iniciantes tornam-se planejadores e iniciados tornam-se líderes de projetos digitais.

A proposta da educação 2.0

Com ferramentas de apoio e colaboração teremos:

• Blog coletivo
• Rede social exclusiva da classe.
• No final, você fará parte de uma rede “ning” com mais de 300 inovadores digitais!
• Slideshare.net com as aulas
• Aulas gravadas e disponíveis ondemand
• Twitter da classe
• Continuidade do projeto, com a aplicabilidade de um case real, para entidades do terceiro setor.

Por que mudamos:


Bem vindos a “etno-conhecimento do grupo”!

Bem vindos a “etno-escola”

Há 2.400 anos o berço da educação é na Suméria, na Grécia antiga a educação vira prioridade do Governo, o mundo conhece os primeiros grandes pensadores!

A primeira universidade do mundo é a Universidade de Karueein (http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Karueein), no Marrocos!
Na Europa a primeira universidade surgiu na Itália, em Bolonha (http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Bolonha), no final do século XI. Logo depois surgiu a Universidade de Paris! Todas dependiam da igreja! Medicina, astronomia, matemática e Leis era o mote da época! Em 1808, surgiu no Brasil a Escola de Cirurgia da Bahia, em 1808.

No século 12, o conceito de escola com alunos, carteiras e salas surge na Europa. Todas para transmitir lições de católicas! A ironia que a palavra escola, significa "lugar do ócio"? Ou seja, um lugar para refletir!

Ai começa, nossa história! Criamos os muros das escolas, uma escola onde a criatividade, imaginação é chamada de hiperatividade! O ócio é banido! Estudantes se tornaram números. Sem diálogos, apenas monólogos!

Evidentemente, o mundo mudou várias vezes! Revolução Industrial, Capitalista, tecnológica! E a escola é a mesma do século 12?

No curso de inovacao digital, o ensino e’ coletivo, em duas vias, alunos e professores em grupo discutindo temas digitais. Indicaremos bibliografias, sites, locais para pesquisa. Mas no final você fará um caminho digital. Aqui não permitiremos a mesmice ou monólogos!

Aqui a criatividade, imaginação e questionamento são as premissas! Entendeu que a Democracia das redes sociais, existe no mundo de bites ou de tijolos? Entendeu que a era digital criou a tão propagada educação libertadora?

Vai ficar de fora?

Quem já estudou

Mais de 110 alunos, em empresas como Microsoft, Hp, Tecnisa, Buscape, Sebrae, Jornal Valor, Intel, Yahoo entre outras já participaram.

Depoimentos

”O curso serviu como referência sobre o que estava acontecendo no mundo web, o contato com profissionais deste "bicho" chamado Internet ajudou a ampliar e ver com um olhar diferenciado as possibilidades do que somos? Onde estamos? E pra onde vamos?”

Emerson Fernandes
Banco Bradesco

”Quem são, como pensam e, principalmente, como agem os Nativos Digitais? Quais os novos desafios para mim que sou um Imigrante Digital?
Com vinte anos de experiência e atuação nas áreas de marketing e comunicação, essas perguntas não existiam até participar do curso "Ações inovadoras em comunicação digital." Conseqüência de tudo o que vimos essas perguntas tem tamanha profundidade que mudaram os rumos de minha carreira.
No início me matriculei para reciclar meus conhecimentos e como professor repassar mais conteúdo aos meus alunos. Acabei participando de algo que eu chamaria de uma terapia de choque que me abriu os olhos para uma nova realidade que passa despercebida por muitos.
Em resumo gostaria de expressar o meu agradecimento e parabenizar você Gil, Guto e Sandra, por esse curso que representou um novo marco para mim. Um mês, oito dias, mais de 14 profissionais apresentando suas experiências junto à comunicação digital”.

Foi sensacional,
Cesar Pallares

”O curso me ajudou a abrir meus horizontes e enxergar de forma mais ampla as possibilidades do mundo digital, num momento em que eu estava me transferindo para uma nova empreitada em minha carreira profissional justamente na área que me encanta e fascina que é o de inovações digitais. É sempre bom poder assistir a palestras ricas, com profissionais renomados e que sabem o que fazem, nos passando um pouco de suas experiências e nos deixando um passo a frente junto com as tendências. E claro, sem contar o networking que até hoje possuo bons contatos, inclusive rendendo negócios”.

Bruno Queiroz
E Life Inteligência em Mídia Gerada pelo Consumidor

Professores convidados

A curadoria do curso em cada edição, convida profissionais de destaque em suas áreas para compartilharem sua experiência!

Profissionais como: Emerson Calegaretti (Myspace), Romero Rodrigues (Buscapé), Bob Wolhein (sixpix), Kazi (Colméia), Martha Gabriel (MD), Marcelo Castelo (F.Biz), Max Petrucci (Garage), Manoel Lemos (Blogblogs), Ricardo Cavalinni, Patrícia Andrade (TV1), Suzana Alpenbaum (Hello) Cesar Paz (Ag2), Pedro Guasti (e-bite), Edney Sousa (Interney), Paris Piedade (Realmedia), Juliano Spyer (Conectados), Marco Chiaretti (Estadão.com), Marcelo Negrini entre outros, já colaboraram com o conteúdo do curso.

Currículo Gil Giardelli

Ceo da Permission e VP da Adrenax Venture Capital.

Editor do Blog Humanidade 4.0, Editor do Blog Experts na FinancialWEB, organizador do Mundo.com, e do Manifesto Digital colunista do Voit, TIinside e Conselheiro da ABEMD.

Co-autor do livro Internet – O encontro de dois mundos, e do livro E-causos.

Conferencista/Palestrante em mais de 400 eventos como Fórum de Inovação RJ, Maximidia, Expresso comunicação WEBExpoForum, Rio Info, e em empresas como Banco Real, Visanet, Vivo, Natura, Motorola entre outras. E membro da agência PALESTRARTE Conselheiro de inovação digital da Orange Design e Sebrae/Nacional.

Veja sua presença digital em:
Site acadêmico: http://www.gilgiardelli.com.br
Blog: http://gilgiardelli.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/gilgiardelli
YouTube: http://youtube.com/gilgiardelli
Flickr: http://flickr.com/gilgiardelli
Palestras e aulas: http://slideshare.net/gilgiardelli
Os cursos na ESPM: http://www.espm.br/inovacao / http://www.espm.br/comunicacaodigital

Veja uma de suas palestras em: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=406908

Currículo Sandra R. Turchi

Graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto University e Empreendedorismo pelo Babson College de Boston. Atua há mais de 18 anos nas áreas de Marketing de diversos segmentos como Varejo, Financeiro, Educacional entre outros, em empresas como Lojas Arapuã, Banco Zogbi, Finasa–Bradesco, FGV-EAESP e atualmente como Superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo, instituição responsável pelo SCPC (serviço de informações para gestão de risco e crédito).

Docente na graduação da ESPM há 8 anos e Coordenadora do curso de férias de “Marketing Digital”. Também lecionou “Comunicação para o Varejo” do GVPEC da FGV-EAESP. É palestrante sobre temas como: Inovação na comunicação, Marketing digital, E_commerce, Varejo, Público baixa renda, Marketing para MPE´s, entre outros.

Articulista de diversos veículos como: Revista Marketing, Revista Cliente AS, Revista Carreira&Negócios, Portal Mundo do Marketing, Portal Terra, Jornal Propaganda e Marketing, etc.

Apoio

IAB - ABRADI - APADI

Nenhum comentário: