quarta-feira, 1 de abril de 2009

Livro retrata capítulo desconhecido da história da TV em Juiz de Fora

Conhecer a história cultural de Juiz de Fora, mais que simples curiosidade, é uma questão de preservação da memória. É neste contexto que se entende o trabalho da jornalista Lívia Fernandes de Oliveira ao lançar o livro TV Mariano Procópio: representação e pioneirismo na história audiovisual de Juiz de Fora.

O trabalho, lançado com recursos da lei municipal de incentivo à cultura Murilo Mendes, traça um perfil histórico da TV Mariano Procópio, uma afiliada dos Diários Associados, que funcionou em Juiz de Fora no começo da década de 1960.

O livro, lançado pela Editora E-Papers, é fruto do trabalho de conclusão de curso da jornalista, e tem a importância de estudar um capítulo da história oficial de Juiz de Fora que ficou esquecido. Para desenterrar as histórias da TV Mariano, Lívia foi atrás de pessoas que fizeram parte do empreendimento, como os jornalistas Wilson Cid e Jorge Cury, além de vasta pesquisa bibliográfica. O assunto será também o tema de estudo mais aprofundado pela jornalista, no seu mestrado em andamento pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

O livro será lançado na sexta-feira, 3 de abril, a partir das 19h, na Casa de Cultura da UFJF (Av. Barão do Rio Branco, 3372), com a presença da autora e exibição de vídeo sobre seu processo de escrita.

Nenhum comentário: