Na sociedade de consumo os significados sociais dos bens estão em constante movimento. Contudo para que esses bens possam assumir novos significados se faz necessário a presença de diversos atores: crianças, jovens, adultos e idosos; homens e mulheres, que depositam e articulam um arsenal simbólico multifacetado sobre esses bens.
Embora presente na vida cotidiana de todos nós, só recentemente o consumo encontrou o devido reconhecimento no ambiente acadêmico. E gradualmente ele passa a ser visto como um elemento central para a compreensão da vida na sociedade contemporânea, uma vez nesta a dimensão socializadora que exerce é inquestionável. Em vista disso, o consumo pode ser compreendido como um direito relacionado aos demais direitos do cidadão moderno; como forjador de distintas identidades sociais; e também como um poderoso demarcador de fronteiras simbólicas – flexíveis e cambiantes – entre as camadas sociais.
Em vista desses aspectos, o 3º Encontro Juventude, Consumo & Educação visa suscitar o debate, promover a reflexão e motivar novas pesquisas entre os interessados nesta temática em suas múltiplas confluências tendo em vista as premissas anteriormente expostas.
Comissão organizadora:
Profª. Michele de Lavra Pinto – mlavra@espm.br
Profª. Janie K. Pacheco – jpacheco@espm.br
Profª Mariângela Toaldo – mtoaldo@espm.br
Grupos de Trabalho
Neste 3º Encontro os Grupos de Trabalho estarão organizados a partir de quatro tópicos, a saber:
* 1) CONSUMO EM MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS SOCIAIS
Este GT pretende refletir e discutir temáticas variadas vinculadas ao âmbito do consumo (alimentação, vestuário, música, tecnologia, entre outros), que tenham como protagonistas atores sociais pertencentes a distintos grupos etários (crianças, jovens, crianças, idosos e adultos).
* 2) JUVENTUDE E MÍDIA
Este GT visa refletir e discutir as relações entre as diversas mídias (TV, rádio, internet, cinema, jornal) e a juventude, enfatizando aspectos vinculados à recepção das mensagens produzidas por estas mídias.
* 3) JUVENTUDE, SOCIABILIDADE E ESPAÇOS SOCIAIS
Este GT tenciona abordar as múltiplas formas de sociabilidade juvenil que se fazem presentes nos espaços sociais (sejam eles urbanos e/ou rurais) contemporâneos.
* 4) JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Este GT busca discutir as vinculações entre trabalho e educação como fontes geradoras de identidade social. Busca também problematizar os desafios que se apresentam aos jovens no que tange à qualificação para o mundo do trabalho.
Normas de apresentação dos trabalhos a serem enviados para o 3º Encontro Juventude, Consumo & Educação*
Formatação: deverão ser apresentados em folha A4, com margens superior e esquerda 3cm e margens inferior e direita 2cm. O espaço interlinear deverá ser de 1,5 no corpo do texto.
Tamanho do texto: os textos não deverão ultrapassar 20 laudas, devendo ser acompanhado de um resumo e palavras-chave.
Fonte: seguirão fonte Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto e tamanho 14 no título principal.
Resumo: deverá ter o limite máximo de 20 linhas. Não deverá apresentar ilustrações nem citações.
Palavras-chave: deverão aparecer logo abaixo do resumo. Representam os assuntos mais importantes do artigo. Mínimo de dois e no máximo cinco termos.
Notas: deverão ser assinaladas com asterisco (*) no corpo do texto e explicadas no rodapé da mesma página onde aparecem em fonte 10 e espaço simples (1,0).
Figuras, quadros e tabelas: deverão ser enviados em preto e branco, citando a fonte de onde foram retiradas. Deverão aparecer somente se estritamente necessários à compreensão e complementação do texto.
Referências bibliográficas: todos os autores citados no texto deverão ter referência bibliográfica completa ao final do trabalho.
Data para envio dos resumos: até 20/7/2009.
Data final para envio dos textos completos: até 20/8/2009.
Endereço de e-mail para envio: encontrojuventude@espm.br
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário