Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
16, 17 e 18 de setembro de 2009
http://www.musimid.mus.br/5encontro
Mesas redondas – Palestras – Comunicações – Oficinas – Apresentações musicais
O 5º Encontro de Música e Mídia é uma iniciativa do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid. Visando ampliar os debates e estendê-los à comunidade interessada no tema, o grupo vem realizando anualmente os Encontros de Música e Mídia: As múltiplas vozes da cidade (2005); Verbalidades, musicalidades: temas, tramas e trânsitos (2006), As imagens da música (2007), O Brasil dos Gilbertos: Gilberto Freyre, João Gilberto, Gilberto Gil e Gilberto Mendes (2008). Realizados no SESC-Santos e no auditório Lupe Cotrim, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em sua quinta edição o tema do encontro será “E(st)éticas do som”, dividido em quatro subtemas: 1) Som, culturas e comunicação; 2) Som, tecnologias e eletroacústica; 3) Som, discursos e mídia; 4) Música e relações de poder.
A coordenação geral será conduzida pela Profª. Dra. Heloísa de A. Duarte Valente, com a colaboração do compositor Prof. Dr. Paulo Chagas, membro do Conselho Consultivo do MusiMid. O evento tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música do Depto. de Música da ECA-USP.
O local de realização será nas instalações da ECA-USP, que oferecerá a infra-estrutura logística e institucional. A programação está voltada ao público universitário e interessados em geral, oferecendo certificados, mediante inscrição e freqüência nas atividades.
Eixos temáticos:
I - Som, culturas e comunicação;
Como o som se faz música e esta faz interagir performance e composição. Da percepção diferenciada chega-se a uma nova recepção. As linguagens e formas de expressão consideradas tradicionais (de longa duração, estáveis, entenda-se): O teatro, o ‘show’ de variedades, cabaré e ‘music hall’, cinema, telenovela, mega-shows, competições. O mainstream (pop,axé), o exótico (world music), As paisagens sonoro-culturais, compostas pela música.
II - Tecnologia, percepção, estéticas do som
A compreensão dos novos modos de criação, distribuição e escuta musical da sociedade digital. As múltiplas interações do som electroacústico na paisagem sonora contemporânea. Música eletrônica, raves, musica eletroacústica, desenho sonoro, vídeo games, a conectividade musical da internet o som dos telefones celulares, ringtones, os campos híbridos de criatividade musical e sonora que antecipam novas tendências da sociedade.
III - Som, discursos e mídia:
O “ruído sagrado” (Schafer).- Como, através do som e da música, se detém, perde, repassa, multiplica o poder político e de policia: crítica, mídia, gravadoras, difusão (pensar na globalização), gêneros representativos. O som ininterrupto e o seqüestro do silêncio e a formação da ansiedade participativa, através do ruído.
IV - Música e relações de poder:
A importância de se revisar a história, a teoria e análise musical a fim de se incorporar a subjetividade das relações entre música, poder e violência. A política econômica da música reflete sobre a subjetividade do poder e a “imperfeição material e social do mundo que habitamos” (Susan McClary). A criatividade musical como um paradigma dos processos sociais.
Formas de participação no 5º Encontro
O Encontro será composto de apresentações de trabalhos por especialistas convidados e de trabalhos enviados, selecionados pelo comitê de leitura, além de ouvintes, mediante inscrição. Para inscrever-se, o interessado deverá utilizar o sistema eletrônico disponível no hot site do evento, em: http://www.musimid.mus.br/5encontro.
Submissão de trabalhos: Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar um resumo de até 250 palavras, até o dia 21de junho, indicando entre 5 a 10 referências bibliográficas no sistema Chicago (autor/data), 3 a 5 palavras-chave e título. A divulgação dos resultados será anunciada até o dia 30 de junho, na página do MusiMid e em mensagem por e-mail ao interessado. A versão completa dos textos constará CD-ROM, a ser distribuído aos participantes durante o evento.
Critérios de seleção de trabalhos: Serão aceitos os trabalhos que versarem sobre um dos temas gerais (vide relação, neste documento) e/ou que apresentem pesquisas em andamento que envolvam interfaces multidisciplinares entre música e mídia..
Apresentação dos trabalhos: Os trabalhos selecionados terão um tempo total de 20 minutos de apresentação. Poderão ser incluídos exemplos em data-show (power point), áudio digital, filme digital (DVD). Cada expositor deve ter claro que a apresentação de oral deve integrar-se ao texto escrito.
Datas importantes:
envio de resumos: 21 de junho
recebimento da resposta: 30 de junho
envio do texto completo: 15 de agosto
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário