Alunos, professores, pesquisadores, profissionais, empresários e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil poderão participar, até o dia 30 de março da consulta pública para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Jornalismo. Durante esse período, a Comissão de Especialistas constituída pela Secretaria de Educação Superior para subsidiar o Ministério da Educação no trabalho de revisão das diretrizes receberá por e-mail contribuições sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.
A intenção da Comissão, que é presidida pelo professor José Marques de Melo, é receber sugestões de segmentos ligados às universidades, ao mercado de trabalho, aos movimentos sociais, além da sociedade civil de maneira geral.
As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior para a formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por solicitação do MEC.
As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: consulta.jornalismo@mec.gov.br
Audiências Públicas – Durante a reunião de instalação, que aconteceu no último dia 19 em Brasília, a Comissão de Especialistas também definiu a realização de três audiências públicas nos estados do Rio de Janeiro (20 de março), Pernambuco (24 de abril) e São Paulo (18 de maio) e devem envolver públicos específicos.
Para a primeira, serão convidados professores, estudantes e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe, patronais e trabalhistas, bem como jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; e para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário